Faltam 24 dias: empate faz Atlético levar a melhor no primeiro mata-mata nacional contra o Cruzeiro

Alexandre Simões
@oalexsimoes
23/03/2021 às 14:00.
Atualizado em 05/12/2021 às 04:29

Atlético e Cruzeiro faziam o 20º clássico entre eles válido pelo Campeonato Brasileiro, isso considerando a unificação dos títulos promovida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 2010. Até então eram cinco vitórias atleticanas, quatro cruzeirenses e o 1 a 1 de 11 de fevereiro de 1987 foi o 11º empate. Mas com um sabor muito especial para os alvinegros, que fizeram a festa no Mineirão.

Pela primeira vez os dois rivais disputavam um mata-mata por competição nacional. O Atlético tinha eliminado o Flamengo, nas oitavas de Brasileirão de 1986, que invadiu o ano seguinte, e o Cruzeiro o Joinville. E o chaveamento previa justamente o clássico mineiro nas quartas de final.

Por ter melhor campanha, o Galo disputou os dois clássicos com a vantagem de dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. E ela foi decisiva num confronto marcado por grande equilíbrio entre os dois times.

Em 8 de fevereiro, o empate por 0 a 0, com 94.381 pagantes no Gigante da Pampulha deixou a vaga nas semifinais em aberto. Na partida do dia 11, com 90.190 torcedores pagando ingresso, o Atlético saiu na frente com um gol de Renato Frederico aos 7 minutos do segundo tempo. Douglas empatou logo depois, aos 13, e o clássico foi alucinante.

O Galo teve a chance de ampliar no contra-atque. A Raposa, na base da pressão, mandou até bola na trave. No apito final do paulista Romualdo Arppi Filho, a festa foi alvinegra. O Atlético levava a melhor no primeiro mata-mata nacional contra o Cruzeiro.

A FICHA DO JOGO

ATLÉTICO 1
Pereira; Nelinho, Batista, Luizinho e Paulo Roberto Prestes; Elzo, Zenon e Everton (Paulo Isidoro); Sérgio Araújo, Renato Frederico e Edvaldo (Ramon). Técnico: Hilton Chaves

CRUZEIRO 1
Gomes; Balu, Geraldão, Gilmar Francisco e Genilson; Douglas, Ernâni (Eduardo) e Heriberto; Robson, Hamilton e Edson. Técnico: Carlos Alberto Silva

DATA: 11 de fevereiro de 1987
LOCAL: Mineirão
MOTIVO: Campeonato Brasileiro de 1986
GOLS: Renato Frederico, aos 7, e Douglas, aos 13 minutos do segundo tempo
ARBITRAGEM: Romualdo Arppi Filho, auxiliado por Eduardo Ferreira e Edivaldo Pereira, todos de São Paulo
CARTÃO AMARELO: Gilmar Francisco, Genilson e Eduardo (Cruzeiro)
PÚBLICO: 90.190
RENDA: Cz$ 4.150.480,00

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por