(Alexandre Arruda)
O técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Bernardinho, definiu os 22 jogadores que disputam a Liga Mundial de 2014. Mais uma vez, alguns talentos deixaram de ter uma oportunidade em nome da filosofia de trabalho do comandante. Caso do ponteiro Filipe, do Sada/Cruzeiro, em sua melhor fase na carreira, o que é comprovado pelas estatísticas da última Superliga, encerrada no mês passado, e visto pela mídia especializada como o grande “injustiçado”.
Murilo, Lucarelli, Luiz Felipe (Chupita), Lucas Lóh, Mauricio e Douglas Souza foram os escolhidos na posição. No entanto, Filipe se destacou bem mais na atual temporada. Exímio passador, em excelente condicionamento físico e novamente um dos pontos altos do Cruzeiro na competição nacional. Murilo e Lucarelli, também finalistas no torneio, pelo Sesi-SP, não jogaram mais que ele.
No ranking da Superliga, o cruzeirense se mantém entre os líderes nas últimas três edições. Neste ano, foi eleito o terceiro melhor defensor e a sexta melhor recepção, à frente dos colegas convocados. Porém, Bernardinho opta sempre pela filosofia da “família”. Só sai da lista quem se aposenta ou se machuca.
“Este foi o meu ano. Estive muito bem. Sinto que era o momento crucial, a temporada em que estive 100%. Quando acabou a Superliga, vários comentaristas esportivos disseram que eu deveria ser lembrado por Bernardinho”, lamenta Filipe, que ainda não desiste. “Fico triste, mas a esperança ainda continua”, garante o atleta de 34 anos.
Quatro colegas de clube – o levantador William, o oposto Wallace e os centrais Isac e Éder – foram inscritos para a Liga. O único garantido, porém, como titular, é Wallace. William também passou por situação parecida. Mesmo tendo sido eleito o melhor levantador do Brasil nas últimas três temporadas, apenas recentemente conseguiu abertura no grupo seleto de Bernardinho, mas como reserva de Bruninho.
Já os centrais Isac e Éder podem brigar em pé de igualdade com Gustavão e Sidão. Lucão é imbatível. Os líberos são Mário Jr. e o novato Felipe. Pela relação de anos com a comissão técnica, o primeiro tem a preferência. Serginho, outro destaque do Cruzeiro, também pode ser considerado “esquecido” pelo treinador.
O Brasil estreia na Liga Mundial no próximo dia 23, contra a Itália, na etapa brasileira que acontecerá em Jaraguá do Sul (SC).