Fan Fest da Copa do Mundo em BH acontecerá no Expominas

Bruno Moreno - Hoje em Dia
06/11/2013 às 08:10.
Atualizado em 20/11/2021 às 13:57

A Fan Fest da Fifa em Belo Horizonte, local onde serão transmitidos todos os 64 jogos da Copa do Mundo de 2014, será nos pavilhões do Expominas, na Gameleira, com entrada gratuita. Antes a proposta era que a estrutura fosse montada na Praça da Estação, no Centro da capital mineira.

Realizada desde o Mundial de 2006, na Alemanha, sempre em locais abertos, esta será a primeira Fan Fest em um espaço fechado. A informação foi confirmada pelo Comitê Executivo Municipal da Copa do Mundo, e o contrato com o Governo do Estado, proprietário do Expominas, deve ser assinado nos próximos dias.

A mudança ocorreu principalmente por causa do potencial impacto no trânsito da cidade. Em junho deste ano, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) montou uma estrutura para a exibição dos jogos da Copa das Confederações-2013, durante duas semanas, semelhante à Fan Fest. Entretanto, as intervenções no trânsito exigidas para a Copa do Mundo inviabilizariam a realização do evento no Centro da capital.

Isso porque, para atender às exigências de capacidade de público da Fifa, em torno de 45 mil pessoas, seria necessário fechar as pistas da Avenida dos Andradas, no sentido Centro-Floresta, por, pelo menos, um mês, entre os dias 12 de junho e 13 de julho de 2014.

Como essa ação dificultaria o trânsito na região central, a PBH, juntamente com a Fifa e a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão das imagens do Mundial, entraram em acordo para utilizar a estrutura do Expominas, onde também há estação de metrô e estacionamento para 2,2 mil carros.

Os três pavilhões têm ar-condicionado e 5,5 mil metros quadrados cada, somando 16,5 mil metros quadrados no total. O Expominas já recebeu diversos eventos, incluindo a Copa Davis de tênis, em 2006. Além disso, com a mudança, não haverá problemas para a realização do Arraial de Belô, festa que tradicionalmente ocorre na Praça da Estação, em junho.

Arena Cultural

Antes de ser escolhido para acolher a Fan Fest, o Expominas tinha sido cogitado para receber um outro evento durante a Copa do Mundo de 2014. O Ministério da Cultura propôs às 12 cidades-sedes a construção de Arenas Culturais, que seriam uma megaestrutura. No local, além das transmissões das partidas, haveria também apresentações culturais.

Entretanto, o excesso de exigências inviabilizou o projeto em nível nacional. Uma delas é a cessão de um espaço de 40 mil metros quadrados, em uma região de fácil acesso na cidade. O ministério previa investir R$ 15 milhões em cada arena. 

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por