Febre amarela e prisão por embriaguez: os jornais de BH sobre o dia que o Atlético nasceu

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
25/03/2018 às 11:48.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:01
 (Reprodução e Flávio Tavares/Hoje em Dia)

(Reprodução e Flávio Tavares/Hoje em Dia)

Em tempos que a internet não era nem ideia de livro de ficção científica, o rádio e a TV estavam anos o futuro, era o jornal que servia de fonte quase exclusiva de informação. Neste domingo, 25 de março, o Atlético completa 110 anos, e são os períodos da época que denotam como era a Belo Horizonte do início do século XX.

Em pesquisa na Hemeroteca da Biblioteca Pública de Minas Gerais, o Hoje em Dia encontrou duas publicações do dia 26 de março de 1908, que foram impressas com notícias do dia anterior, quando 22 jovens estudantes se reuniram na capital mineira para fundar o Clube Atlético Mineiro. 

O Diário de Notícias e o Minas Geraes eram os jornais em circulação naquela época. O primeiro, com digitalização pouco visível no acervo da Hemeroteca, relata um fato curioso. Na pequena parte destinada à ocorrências policiais, está a notícia de que três indivíduos (uma mulher e dois homens) foram presos por embriaguez. Um outro cidadão é detido por "estar promovendo desordens nas ruas da capital".Reprodução/Hemeroteca Histórica

Trecho do jornal Minas Geraes da edição de 26 de março de 1908 - clique aqui para ler

Em 1908, Belo Horizonte, ou melhor "Bello Horizonte",  iria completar 11 anos lá em dezembro. Uma cidade pequena, mas com prosperidade. E uma das funções dos jornais era noticiar a chegada de pessoas. Na seção "Hóspedes e Viajantes" do Minas Geraes. é relatado o nome da pessoa, o seu destino ou sua origem.

O Minas Geraes era um jornal do poder do Estado. Então havia muita notícia da área de serviço, como preço de mercadorias. Mas também noticiava-se sobre saúde pública. Uma das informações da edição de 26 de março era o "feliz êxito" da "lucta" contra a "febre amarella", agradecendo o dr. Oswaldo Cruz. Um tema que, 110 anos depois, ainda faz parte do noticiário local. 

Ainda no mesmo jornal Minas Geraes, é relatado o falecimento de um jovem de 18 anos apenas, vítima de pericardite (inflamação do pericárdio, membrana do coração) infecciosa. Ainda sobre a saúde, são vários os anúncios de médicos que estavam de passagem por BH e informavam disponibilidade de atendimento. Entre as especialidades, havia o combate à sífilis, doença sexualmente transmissível. 

Havia também espaço para o noticiário internacional, como aéreas pantanosas nos EUA, descoberta de um pó florsforescente em Londres e até mesmo a economia brasileira, com destaque para a exportação de café à Argentina, na época uma potência financeira mundial. Arquivo Pessoal/Aleixanor Alves Pereira

Uma das primeiras formações do Atlético, que completa 110 anos neste domingo (25)

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por