O suíço Roger Federer está classificado às semifinais do Masters 1000 de Roma, disputado em quadras de saibro. Nesta sexta-feira (15), o número 2 do mundo se impôs diante do checo Tomas Berdych, quinto colocado no ranking da ATP, e o derrotou por 2 sets a 0, com um duplo 6/3, em 1 hora e 6 minutos.
O duelo desta sexta foi o 20º entre Federer e Berdych, agora com 14 vitórias e seis derrotas do suíço. Dessa vez, o checo até conseguiu a primeira quebra de serviço da partida, no quinto game, mas permitiu a reação de Federer. O suíço devolveu a quebra no sexto game e conseguiu mais uma, no oitavo, fechando a parcial em 6/3.
No segundo set, Federer não teve o seu saque ameaçado por Berdych. Além disso, o suíço converteu os dois break points que teve, no sétimo e nono games. Assim, voltou a vencer por 6/3, garantindo a sua passagem às semifinais em Roma.
Federer nunca foi campeão desse Masters 1000, tendo sido finalista em 2003, 2006 e 2013. Em busca da inédita conquista, ele vai encarar nas semifinais o vencedor do duelo entre o espanhol Rafael Nadal e o suíço Stan Wawrinka.
O espanhol David Ferrer também garantiu presença nas semifinais do Masters 1000 de Roma. Nesta sexta-feira, o número 8 do mundo avançou ao derrotar o belga David Goffin, 20º colocado no ranking, por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 4/6 e 6/3, em 2 horas e 9 minutos.
Ferrer agora espera a definição do seu próximo adversário em Roma, que sairá do duelo entre o sérvio Novak Djokovic, algoz do brasileiro Thomaz Bellucci, e o japonês Kei Nishikori. O espanhol foi vice-campeão do torneio italiano em 2010.
Duplas
Pelo torneio de duplas do Masters 1000 de Roma, Marcelo Melo acabou sendo eliminado nas quartas de final com uma virada. Nesta sexta, ele e o croata Ivan Dodig perderam para o australiano Nick Kyrgios e o norte-americano Jack Sock por 2 sets a 1, com parciais de 1/6, 7/5 e 10/7, em 1 hora.
http://www.estadao.com.br