Sexto colocado no ranking mundial, Roger Federer vai participar da competição de duplas no Masters 1000 de Xangai, na China, fazendo parceria com um tenista chinês. O companheiro do suíço será Ze Zhang, principal jogador de seu país e número 180 no ranking da ATP, e a ideia tem como objetivo principal promover o esporte no local.
"Agradeço a ele pela oportunidade. Fiquei surpreso, mas agora estou muito animado", afirmou Zhang. Melhor atleta de simples da China, o tenista não disputou nenhum torneio de nível ATP na temporada, sendo seu único título no ano um Future conquistado no Cazaquistão. No Aberto da Austrália e no Aberto dos Estados Unidos, ele foi eliminado logo na primeira rodada do qualifying.
O torneio de Xangai, que é o penúltimo de nível Masters 1000 da temporada, está previsto para começar no dia 6 de outubro.
Com um desempenho bem abaixo do esperado na temporada, Federer conquistou apenas um título no ano, no ATP 250 de Halle, na Alemanha. O torneio no local ainda foi o único que o suíço disputou a competição de duplas, na qual ele jogou ao lado do local Tommy Haas e perdeu na primeira fase.