O suíço Roger Federer está próximo de assegurar uma das três vagas restantes no ATP Finals, torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada e será disputado na próxima semana em Londres. A ATP confirmou que o suíço, de 32 anos, precisa de apenas uma vitória nesta semana, no Masters 1000 de Paris, para garantir matematicamente a sua classificação.
Caso consiga a sua vaga, Federer vai disputar pela 12ª vez consecutiva o torneio. E as possibilidades do suíço jogar o ATP Finals aumentaram graças ao seu bom desempenho na semana passada, quando foi finalista do Torneio da Basileia, vencido pelo argentino Juan Martin del Potro.
Campeão do Masters 1000 de Paris em 2011, Federer ainda não conhece o seu adversário de estreia. O suíço vai encarar o vencedor da partida entre o sul-africano Kevin Anderson e o russo Mikhail Youzhny, que foi campeão no último domingo do Torneio de Valência e ainda tem chances matemáticas de classificação para o ATP Finals.
Federer é o sétimo colocado no ranking da temporada, com 3.445 pontos, seguido pelo também suíço Stanilas Wawrinka, com 3.150, e pelo francês Richard Gasquet, com 3.120, ambos com boas chances de classificação para o ATP Finals. O também francês Jo-Wilfried Tsonga vem em seguida, com 3.055 pontos, na lista, à frente do canadense Milos Raonic, com 2.770.
O alemão Tommy Haas (2.425 pontos), o espanhol Nicolas Almagro (2.200) e Youzhny (2.135) precisam conquistar o título do Masters 1000 de Paris e contar com uma combinação de resultados para se classificar ao ATP Finals.
Até agora, o espanhol Rafael Nadal, o sérvio Novak Djokovic, o também espanhol David Ferrer, o checo Tomas Berdych e Del Potro são os tenistas classificados para o ATP Finals. O britânico Andy Murray também tem pontuação suficiente para jogar em Londres, mas passou por cirurgia nas costas e só voltará a entrar em quadra na próxima temporada.
http://www.estadao.com.br