Felipão convoca seleção pela primeira vez com R10 na lista

Agência Estado
22/01/2013 às 14:22.
Atualizado em 21/11/2021 às 20:53
 (Vanderlei Almeida/AFP)

(Vanderlei Almeida/AFP)

Com a presença dos veteranos astros Júlio César, Luis Fabiano e Ronaldinho Gaúcho, o técnico Luiz Felipe Scolari anunciou nesta terça-feira (22) a primeira convocação em seu retorno ao comando da seleção brasileira. A lista com 20 nomes, que também manteve uma base que vinha sendo utilizada por Mano Menezes, é para o amistoso contra a Inglaterra, marcado para o dia 6 de fevereiro, no Estádio de Wembley, em Londres. Mas já serve como referência neste começo de trabalho para a disputa da Copa das Confederações e da Copa do Mundo.

Preocupado com o pouco tempo de preparação para a Copa das Confederações, que acontecerá de 15 a 30 de junho, e também para a Copa do Mundo de 2014, Felipão já tinha adiantado que poderia utilizar jogadores mais experientes. Assim, Ronaldinho Gaúcho, com quem ele trabalhou na conquista do pentacampeonato em 2002 e que era pouco aproveitado por Mano Menezes, foi chamado. Mas Kaká, dessa vez, ficou de fora.

A presença de Ronaldinho Gaúcho na seleção também era um desejo do presidente da CBF, José Maria Marin, que, assim como fazia com Mano Menezes, teve acesso à lista de convocados de Felipão antes da divulgação. Para fechar o grupo, no entanto, o treinador contou apenas com a colaboração de seu auxiliar Flávio Murtosa e do novo coordenador técnico Carlos Alberto Parreira.

Além dos veteranos Júlio César, Luis Fabiano e Ronaldinho Gaúcho, Felipão trouxe algumas novidades em sua primeira convocação para a seleção. O lateral-esquerdo Filipe Luis (Atlético de Madrid), o meia Hernanes (Lazio) e os zagueiros Dante (Bayern de Munique) e Miranda (Atlético de Madrid) são jogadores que não tinham muita chance de defender o Brasil sob o comando de Mano Menezes.

Mas, apesar de algumas novidades, Felipão também manteve uma base que vinha jogando nos últimos tempos com Mano Menezes. É o caso de nomes como Neymar, David Luiz, Daniel Alves, Paulinho, Oscar, Hulk e Lucas. Ele, no entanto, não pôde contar com alguns jogadores importantes, que certamente fariam parte do grupo: o zagueiro Thiago Silva, que está contundido no Paris Saint-Germain, é o maior exemplo.

Agenda 

Quando foi contratado para substituir o demitido Mano Menezes no final de novembro, Felipão pediu para a CBF marcar amistosos contra seleções fortes neste começo de trabalho. Assim, o Brasil terá grandes desafios pela frente antes da Copa das Confederações. Depois da Inglaterra, ainda haverá jogos neste primeiro semestre com Rússia, Itália, França e novamente contra os ingleses.

Depois da estreia agora em fevereiro, Felipão terá dois amistosos em março: no dia 21, contra a Itália, em Genebra, na Suíça, e no dia 25, contra a Rússia, no Estádio Stamford Bridge, novamente em Londres. O Brasil, então, volta a jogar apenas em junho: no dia 2, diante da Inglaterra, no Maracanã, e no dia 9, diante da França, em confronto que estava inicialmente marcado para acontecer no Mineirão e deve passar para a Arena Grêmio - a CBF ainda não confirmou oficialmente este último compromisso.

Na Copa das Confederações, grande teste na preparação para a Copa do Mundo, o Brasil fará a estreia em 15 de junho, contra o Japão, em Brasília. Ainda na primeira fase do torneio, a seleção brasileira enfrentará o México, no dia 19, em Fortaleza, e a Itália, no dia 22, em Salvador. Até lá, Felipão espera deixar pronto esse time que começa a ser montado com a convocação desta terça-feira.

Veja a lista completa:

Goleiros

Diego Alves (Valencia)
Julio César (QPR)

Laterais

Daniel Alves (Barcelona)
Adriano (Barcelona)
Filipe Luis (Atlético de Madri)

Zagueiros

Dante (Bayern de Munique)
David Luiz (Chelsea)
Leandro Castán (Roma)
Miranda (Atlético de Madri)

Volantes

Arouca (Santos)
Hernanes (Lazio)
Paulinho (Corinthians)
Ramires (Chelsea)

Meias

Lucas (PSG)
Oscar (Chelsea)
Ronaldinho Gaúcho (Atlético)

Atacantes

Neymar (Santos)
Luis Fabiano (São Paulo)
Fred (Fluminense)
Hulk (Zenit)

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por