Se não pôde rodar no último dia da primeira semana de pré-temporada do Mundial de Fórmula 1, em Barcelona, devido aos danos provocados na véspera pelo companheiro Lance Stroll no único carro da Williams disponível, Felipe Massa começou os quatro últimos dias de trabalho antes do GP da Austrália, em Melbourne, mostrando que o time inglês conta com um modelo resistente e veloz. Com o FW40 Mercedes, o brasileiro foi o mais rápido no circuito catalão e, ao lado do alemão Sebastian Vettel (Ferrari), quem mais andou. Foram 168 voltas, ou praticamente a distância de três corridas. Na parte da manhã, com os supersofts (o segundo composto de pneus mais macio na gama da Pirelli), o brasileiro registrou 1min19s726, superando, por dois décimos de segundo, Daniel Ricciardo, que precisou dos ultrasofts, mais rápidos, para conseguir 1min19s900.
"Ótimo dia para nós na Williams. 168 voltas, nada mal para um ex-aposentado", brincou Massa, pouco depois de descer do carro. A equipe britânica mais uma vez procurou simular longas sequências de voltas e o comportamento do carro em condições de corrida, para entender as mudanças necessárias no acerto de acordo com as condições de cada pista. Mais uma vez a campeã Mercedes optou por dividir o trabalho entre seus dois pilotos e, considerando a diferença entre o tempo de Vettel (o mais rápido com os macios) e o de Lewis Hamilton – quase meio segundo – tudo indica que o time das Flechas de Prata preferiu ir à pista com mais combustível, sem mostrar o verdadeiro potencial. A escuderia, aliás, trouxe várias novidades aerodinâmicas em relação ao primeiro teste, além de uma primeira evolução na unidade de potência 2017.
Quem segue em seu próprio calvário é a McLaren, que não consegue retirar do motor Honda o desempenho esperado. Hoje os treinos do belga Stoffel Vandoorne foram prejudicados por uma falha na unidade de potência japonesa, que teve de ser trocada. Na volta à pista, ele não foi além de 1min22s537, com pneus macios, a décima marca entre os 13 pilotos que foram à pista. Nesta quarta, Massa dividirá a condução da Williams com o novato Stroll.
Piloto Equipe/motor Tempo (composto de pneu) Voltas
1 Felipe Massa Williams 1min19s726 (SS) 168
2 Daniel Ricciardo Red Bull 1min19s900 (US) 89
3 Sebastian Vettel Ferrari 1min19s906 (S) 168
4 Lewis Hamilton Mercedes 1min20s456 (S) 49
5 Valtteri Bottas Mercedes 1min20s924 (S) 86
6 Esteban Ocon Force India 1min21s347 (SS) 142
7 Nico Hulkenberg Renault 1min21s589 (S) 58
8 Kevin Magnussen Haas Ferrari 1min21s676 (S) 81
9 Daniil Kvyat Toro Rosso Renault 1min21s743 (S) 83
10 Stoffel Vandoorne McLaren Honda 1min22s537 (S) 80
11 Pascal Wehrlein Sauber Ferrari 1min23s336 (S) 47
12 Marcus Ericsson Sauber Ferrari 1min23s630 (S) 53
13 Jolyon Palmer Renault 1min24s790 (S) 15
US - Ultrasoft; SS - Supersoft; S - Soft