(DM Press)
Em 1998, uma parceria entre a banda Cidade Negra e o cantor Lulu Santos eternizou a música “Sábado à noite” na memória dos brasileiros. Em sua primeira estrofe, a canção diz que: “Todo mundo espera alguma coisa / De um sábado à noite / Bem no fundo, todo mundo quer zoar / Todo mundo sonha em ter uma vida boa / Sábado à noite tudo pode mudar".
Certamente quando a compuseram, os autores pensavam em descrever os laços afetivos e as boas histórias que o dia costuma criar para qualquer pessoa. Mal esperavam eles que essa letra também ser um tema perfeito para o que aconteceu na noite deste sábado (18) no Mineirão, em uma noite que será ímpar nos 50 anos de história do templo do Gigante da Pampulha.
Com a licença poética, "sábado à noite tudo mudou". Pela primeira vez em sua história, o antes templo do futebol mineiro recebeu uma partida da vertente americana do esporte, com a final do Campeonato Mineiro da bola oval, disputada por Minas Locomotiva e Get Eagles.
A vitória de virada do Minas Locomotiva sobre o Get Eagles por 21 a 17 que manteve sua hegemonia no estado ao conquistar seu terceiro título estadual e confirmou toda a expectativa gerada para a partida.
Leia mais
E não foi apenas uma partida que o estádio recebeu. Cumprindo a expectativa, a modalidade, que é uma das que mais cresce no Brasil, provou ter um grande público consumidor em Belo Horizonte. Prova disso, foi que além de debutar no Mineirão, o futebol da bola oval, que é jogado com as mãos, atraiu a expressiva marca de 8.720 mil torcedores ao Gigante da Pampulha.
Agora, o mesmo estádio que sediou a histórica goleada de 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil, na semifinal de Copa do Mundo de 2014, além de cinco finais de Libertadores, entre diversos outros capítulos importantes na história da principal paixão nacional, o futebol, poderá se orgulhar de ter em seus registros uma bela página da vertente americana da modalidade. Tudo isso com a magia de um sábado à noite.
Para a história
Conforme o http://www.hojeemdia.com.br/esportes publicou na última sexta-feira (17), além de todo o sucesso alcançado, a partida irá se tornar um documentário da série “Moving the Chains”, da produtora de vídeos norte-americana Podyum. Eles filmarão três episódios no Brasil, e começaram pela final do Campeonato Mineiro.
O resultado poderá ser assistido futuramente na página da Podyum, no Youtube, assim como toda a série que começou a ser feita na Europa. Ela mostra como o esporte preferido dos americanos é praticado e difundido em diversos países do mundo.