(Silvio Coutinho/Divulgação)
A Copa do Mundo é um dos eventos mais lucrativos do planeta. Na África do Sul, em 2010, a Fifa, que organiza e vende o produto com valor agregado ao seu padrão, teve um lucro líquido de R$ 4,7 bilhões.
A estimativa de faturamento da Copa de 2014, no Brasil, ainda não foi divulgada, mas a entidade deve ter uma arrecadação semelhante, porém pouco menor.
Entre 2007 e 2011, a Fifa faturou R$ 8,4 bilhões, sendo que 87% (R$ 7,3 bilhões) vieram do Mundial na África. Subtraindo as despesas da Copa de 2010, que foram de R$ 2,6 bilhões, o lucro líquido alcançou os R$ 4,7 bilhões.
Se o mesmo percentual (87%) e o gasto operacional forem projetados para a Copa no Brasil, chega-se ao número de R$ 4 bilhões de lucro líquido, já que a Fifa estima um orçamento de R$ 7,6 bilhões para o período entre 2011 e 2014.
Origem
A maior parte do orçamento da Fifa provém de direitos de TV e marketing. “Cerca de 60% da receita são gerados por meio das vendas dos direitos televisivos. O rendimento dos direitos de marketing equivale ao US$ 1,6 bilhão (R$ 3,2 bilhões) restante, e é composto pela receita dos parceiros da Fifa, dos patrocinadores da Copa do Mundo e dos apoiadores nacionais, assim como pela receita derivada do licenciamento e dos direitos de hospitalidade”, explica a entidade, por meio de comunicado.
O restante da receita vem, principalmente, da venda de ingressos e de hospitalidade (hotéis e pacotes VIP). O lucro é alto porque a Fifa não paga nem impostos nem os alugueis dos palcos da festa, os estádios, além de ter outras vantagens.