(EDUARDO VALENTE/AGP/ESTADÃO CONTEÚDO)
Com o fim da Série B, os times que disputarão a elite do futebol brasileiro em 2014 estão todos definidos. Além do campeão Palmeiras, da Chapecoense e do Sport, que já tinham garantido sua vaga, ontem, na última rodada, foi a vez do Figueirense assegurar sua participação na Série A.
O Palmeiras perdeu por 1 a 0 para a Chapecoense, vice-campeã. O Sport terminou em terceiro, com o empate em 0 a 0, em casa, contra o Paysandu.
As emoções ficaram guardadas para a última vaga para a Série A. Figueirense, Icasa e Ceará, todos com 59 pontos, disputavam a quarta colocação. A vaga ficou com o time de Santa Catarina, que visitou o Bragantino e conseguiu o empate, 1 a 1.
O ponto foi o suficiente para o time terminar à frente do Icasa, que perdeu por 2 a 0 para o Paraná, e do Ceará, que perdeu em casa por 3 a 0 para o Joinvile.
Na parte inferior da tabela, Atlético-GO e Guaratinguetá se enfrentaram pela permanência na Série B e o time do Goiás venceu por 2 a 0, rebaixando o clube paulista. Também disputarão a Série C no ano que vem Paysandu, São Caetano e ASA.
Retorno
Depois de uma semana com muitas polêmicas, com acusações de “malas branca e preta” ao Bragantino, o Figueirense confirmou a sua volta à elite nacional. Rebaixado no ano passado, quando foi lanterna do Brasileirão, o time catarinense viu cerca de três mil torcedores catarinenses fizeram a festa dentro do Nabizão, na casa do adversário.
O Bragantino, com 47 pontos, acabou no 12.º lugar. O time do interior entrou em campo desfigurado, repleto de reservas e inclusive adotando o esquema 4-4-2, pouco utilizado pelo técnico Marcelo Veiga. Na véspera do jogo, a diretoria, alegando férias antecipadas, afastou quatro titulares: o zagueiro e capitão Álvaro, o meia Magno Cruz, além dos atacante Cesinha e Lincom, artilheiro do time com 12 gols.
O gol do Figueirense foi marcado aos 29 minutos. Após jogada de Maylson dentro da grande área, a defesa aliviou e a bola que caiu no pé direito de Everton Santos. Ele soltou uma bomba e acertou o ângulo direito de Rafael Defendi.
O Bragantino empatou no segundo tempo, também aos 29 minutos. Após chute de Dudu, o goleiro Tiago Volpi soltou e o zagueiro Guilherme pegou o rebote na pequena área e só empurrou para as redes.