O atacante Neymar vai realmente vestir a camisa do Barcelona nos próximos cinco anos. O jogador, que tinha em mãos propostas de grandes clubes como Real Madrid, Chelsea, Manchester City e da equipe catalã, escolheu jogar ao lado do melhor do mundo, Lionel Messi. O acerto foi anunciado neste sábado à tarde de forma não oficial, pelo seu pai.
Entretanto, às 22h05, Neymar avisou às mais de 15 milhões de pessoas que o seguem no Twitter, Facebook e Instagram que seu destino é o Barcelona. O contrato será assinado na segunda-feira.
Na mensagem, Neymar agradeceu aos fãs e torcedores do Santos. Confira o texto na íntegra:
O jovem atacante brasileiro se despede da torcida do Santos em jogo contra o Flamengo, neste domingo, no Estádio Nacional Mané Garrincha. Na terça-feira, ele se apresenta à Seleção Brasileira para a disputa da Copa das Confederações, que começa no dia 15 de junho. No entanto, o atleta deve ir à Barcelona para ser apresentado como novo reforço.
Escolha foi particular, não monetária
Segundo "seu" Neymar, o filho decidiu ouvir o coração e teria escolhido o time que mais combina com ele. Com isso, o atleta deverá fazer seu último jogo com a camisa do Santos neste domingo (26), em Brasília, no novo estádio Mané Garrincha. O jogador não viajou com o elenco, pois foi a uma praia do litoral paulista participar da cerimônia de casamento do companheiro Paulo Henrique Ganso. Após o treino deste sábado, o jogador deixou uma mensagem para os companheiros no vestiário do CT Rei Pelé, com os dizeres "vou, mas eu volto!". A frase foi reproduzida no Instagram do goleiro Aranha.
Especula-se que o acordo será para as próximas cinco temporadas e que o Barça tenha desembolsado cerca de 28 milhões de euros. Os vencimentos do jogador seriam de 7 milhões de euros por ano. O Real Madrid teria oferecido 35 milhões e um salário de 11, mas Neymar decidiu pelo Barça. Em entrevistas quando criança, com apenas 13 anos, a então promessa já manifestava sua predileção pelo time azul-grená. Neymar apareceu para o mundo do futebol em 2009, ainda como opção no time comandado por Luxemburgo. No ano seguinte, começou a se destacar, mas foi preterido por Dunga para a Copa do Mundo. Em 2011, não somente se consolida enquanto realidade no Santos, comandando o time na conquista da Libertadores, como se torna a principal referência da Seleção Brasileira sob o comando de Mano Menezes.
Neymar deixa o Peixe com seis títulos conquistados, um tricampeonato paulista, uma Copa do Brasil, uma Libertadores e uma Recopa Sul-Americana. Foram 277 jogos e 172 gols marcados. Pela Seleção Brasileira, o astro faturou o Superclássico das Américas em 2011 e 2012. O jovem é, ainda, o maior artilheiro do santos após a "era Pelé".