O Fluminense-RJ, que não conseguiu na quadra o direito de disputar a temporada 2013/2014 do NBB, foi convidado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) para participar do próximo torneio. A decisão foi tomada nesta quarta-feira em reunião do Conselho de Administração da entidade. O convite também valeu para o Universo/Goiânia-GO.
Por ora, a nova temporada do NBB terá 20 equipes. No campeonato encerrado no último sábado, com o Flamengo-RJ campeão, foram 18 os times participantes com a estreia do Basquete Cearense-CE, também incluído no torneio como convidado.
Cariocas e goianos participaram da competição que dá acesso ao NBB, a Supercopa Brasil, organizada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB). No acordo entre as entidades, os finalistas da Supercopa disputam com os dois últimos colocados do NBB um quadrangular em que duas vagas para o torneio da LNB estão em jogo.
O Fluminense derrotou o Goiânia na semifinal e, na decisão, foi campeão da Supercopa diante do Macaé-RJ. Os dois times participaram de um triangular com o Tijuca-RJ (o Suzano-SP, lanterna do NBB, retirou-se da disputa). Neste torneio, o time das Laranjeiras foi derrotado.
O Macaé-RJ já se manifestava contrário ao convite dos times antes mesmo da reunião realizada nesta quarta, em São Paulo. "Será uma atitude descredibilizante. Não sou a favor desta manobra política", disse Leonardo Gomes, organizador do projeto, no Facebook. A LNB, por sua vez, diz que cumpriu o regulamento ao garantir vaga aos vencedores do triangular.
http://www.estadao.com.br