Aumentou o drama do Figueirense no Campeonato Brasileiro com mais uma derrota, desta vez para o Internacional por 1 a 0, nesta quarta-feira, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, em jogo válido pela 12.ª rodada da competição. Foi a estreia do técnico Hélio dos Anjos na equipe de Santa Catarina.
A vitória colocou o time colorado gaúcho com 22 pontos, mais perto dos primeiros colocados. No lado do Figueirense, agora já são 11 jogos seguidos sem vitória em 12 disputados. O time segue na zona de rebaixamento, com oito pontos, e terá o Botafogo, no Rio de Janeiro, como próximo adversário, neste sábado, às 21 horas. Já o Internacional enfrentará o Vasco, às 18h30, em Porto Alegre, também no sábado.
Condicionado a buscar a vitória, o Figueirense iniciou dando as cartas e logo no primeiro minuto de jogo, com o atacante Loco Abreu cabeceando na trave, deu demonstração de força ofensiva. Diante de um adversário cuidadoso, o time alvinegro construía as jogadas, porém com dificuldades para romper a defesa colorada. Aos 12, o atacante Júlio César cobrou falta que o goleiro Muriel, bem colocado, espalmou para fora.
Impondo pressão e com marcação na saída de bola do Internacional, o Figueirense seguiu melhor até aos 24 minutos quando, surpreendentemente, tomou o primeiro gol. Foi com o cruzamento perfeito, pela esquerda, de Fred fazendo a bola chegar precisa em Dagoberto. O atacante cabeceou para baixo dificultando a defesa do goleiro Ricardo.
A partir do gol, como resumiu o técnico estreante Hélio dos Anjos no intervalo da partida, o Figueirense passou a ter dificuldades para jogar. O Internacional cresceu na partida e passou a pressionar com a intervenção frequente dos jogadores de meio. O volante Ygor teve a sua chance aos 36 minutos, na finalização de uma cobrança de escanteio. O período ainda foi encerrado com outra boa chance da equipe gaúcha aos 44, quando o atacante Jajá soltou uma bomba de fora da área e a bola explodiu no travessão.
Equilibrado na defesa, o Internacional iniciou o segundo tempo coeso. E mesmo incentivado pela sua torcida, o Figueirense pecou pela falta de criatividade e objetividade nas ações. O clube gaúcho, então, passou a dominar. Já no terceiro minuto Dagoberto teve impedida uma finalização com bela saída de carrinho do goleiro Ricardo. O arqueiro do Figueirense, aliás, roubou a cena no início da etapa. Aos 6, ele também fez sensacional defesa na finalização, da entrada da área, do meia Fred e, aos 7, depois que D´Alessandro bateu escanteio com finalização de Índio.
Sem contundência em campo e com falta de poder de reação, o Figueirense até que tentou evitar a derrota no restante do período. Porém encontrou um adversário articulado em campo e consciente do seu objetivo. Na mais importante chance do Internacional no período, aos 33, Jajá entrou livre e, frente a frente com Ricardo, perdeu a disputa para o goleiro do Figueirense.
FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE 0 x 1 INTERNACIONAL
FIGUEIRENSE - Ricardo; Doriva, Canuto, Anderson Conceição e Guilherme Santos; Jackson, Túlio (Coutinho) e Wilson Pittoni (Almir); Caio, Loco Abreu e Júlio César (Ronny). Técnico: Hélio dos Anjos.
INTERNACIONAL - Muriel; Ratinho, Bolívar, Índio e Fabrício; Ygor, Elton, Fred e D'Alessandro; Jajá e Dagoberto (Marcos Aurélio). Técnico: Fernandão.
GOL - Dagoberto, aos 24 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS - Anderson Conceição, Júlio César, Túlio e Caio (Figueirense); Edson Ratinho e Elton (Internacional).
ÁRBITRO - Elmo Alves Resende Cunha (GO).
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).
http://www.estadao.com.br