Dono de quatro títulos na Fórmula Indy, o escocês Dario Franchitti está longo da disputa para ser campeão nesta temporada, ao ocupar apenas o sexto lugar. Mas parece disposto a mudar esse cenário. Neste sábado, ele cravou a pole position da etapa de Sonoma, nos Estados Unidos, e largará na frente na corrida deste domingo.
No treino de classificação deste sábado, no circuito californiano, Franchitti fez a sua melhor volta em 1min17s5271, superando o seu companheiro na equipe Chip Ganassi, o neozelandês Scott Dixon, que vai largar em segundo lugar (1min17s7196). Depois, aparecem no grid o australiano Will Power e o norte-americano Ryan Hunter-Reay.
Líder do campeonato, o brasileiro Hélio Castroneves conseguiu o quinto lugar no grid de Sonoma. Assim, ele mostrou estar recuperado do acidente que sofreu no dia 9 de agosto, durante um treino no circuito de rua de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, que o impediu de disputar aquela etapa da Stock Car como convidado.
Helinho lidera o campeonato com 453 pontos, seguido por Dixon, que tem 422, e pelo atual campeão Hunter-Reay, com 388. Assim, o brasileiro vai largar atrás de seus dois principais concorrentes na luta pelo título da temporada, sabendo também que Franchitti será o pole position ainda sonhando com a chance de ser campeão.
Para o outro piloto brasileiro na Indy, Tony Kanaan, o treino de classificação em Sonoma não foi muito bom. Ele conseguiu apenas a 16ª colocação no grid de largada da corrida deste domingo. Além disso, está bem longe da disputa do título da temporada, pois ocupa a 10ª posição no campeonato, com 313 pontos somados até agora.
http://www.estadao.com.br