COI intensifica igualdade de gênero em programa da próxima Olimpíada
Olimpíadas 2028 Los Angeles (Reprodução X / IOC Media)
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou novidades no programa de eventos e vagas de atletas na Olimpíada de Los Angeles 2028, após aprovação nesta quarta-feira (9) no conselho executivo da entidade. A atenção à igualdade de gênero norteou a decisão do total de vagas aos atletas (homens e mulheres) e o número de provas em cada modalidade. Entre as inovações nos esportes coletivos, está o aumento de 12 para 16 seleções na disputa do futebol feminino (Sub 23), enquanto no masculino o total de times foi reduzido de 16 para 12 equipes. Os Jogos, programados para o período de 14 a 30 de julho de 2028, terão cinco novas modalidades em Los Angeles: beisebol, críquete, flag football, lacrosse, softbol e squash.
"Temos visto a competitividade do jogo feminino, não apenas no nível de elite, mas também para a qualificação às Copas do Mundo femininas e torneios olímpicos femininos. Vemos algumas das equipes que não chegaram a Paris no torneio olímpico. Portanto, é extremamente competitivo, com um crescimento incrível em popularidade. Vemos as multidões assistindo, a cobertura da mídia e os números de transmissão em todo o mundo. Portanto, não há lugar melhor para fazermos essa mudança do que nos EUA. E realmente simboliza, eu acho, o progresso no esporte feminino em todo o mundo e algo para se estar realmente animado", pontuou Kit McConnell, diretor de esportes do COI, durante entrevista coletiva.
No polo aquático, a competição feminina será acrescida de duas equipes, totalizando 12 times – mesma quantidade que já existe no masculino.
Também foram incluídas novas provas em competições de várias modalidades. Na natação, haverá disputas olímpicas de 50 metros em todos os estilos (livre, costas, peito e borboleta). Antes, até os Jogos de Paris 2024, o programa previa somente os 50m livre.
No atletismo, a marcha atlética mista por equipes foi retirada do programa de Los Angeles 2028, que terá apenas as disputas individuais. Além dos tradicionais revezamentos em cada gênero (feminino e masculino), a edição de Los Angeles terá a nova prova de revezamento misto.
Leia mais