Décimo sexto colocado na temporada 2013 do surfe profissional, o paulista Gabriel Medina é o novo campeão mundial júnior da modalidade. O jovem de 19 anos, criado na praia de Maresias, em São Sebastião (SP), fez a festa da torcida e foi praticamente perfeito na decisão do título, na praia da Jaoquina, em Florianópolis (SC).
Na apresentação final contra o marroquino Ramzi Boukhiam, um ano mais velho, Medina conseguiu uma nota 9,93 e fechou a apresentação com 18,26 pontos de 20 possíveis. O rival africano quase não deu trabalho, com 11,60 no total.
"Estou amarradão em vencer em casa um título mundial que eu ainda não tinha, ainda mais aqui na Joaquina e em Florianópolis, onde tenho um suporte que não tenho em nenhum outro lugar do mundo", disse Gabriel Medina, que fez, na final, a melhor apresentação de um surfista o Mundial, levando 10 de três dos cinco juízes na sua melhor onda.
"Foi muito legal porque consegui pegar várias ondas boas e sempre aumentando as notas na final. O Ramzi (Boukhiam) surfou muito bem a semana inteira, mas eu estava bem concentrado porque sabia que ia ser uma bateria difícil, então acreditei em mim e dei o meu melhor para conquistar este título que é muito importante pra minha carreira. Foi um evento muito difícil e estou muito feliz", completou.
Medina se tornou o quinto brasileiro a vencer o Mundial Júnior. A primeira conquista veio com Pedro Henrique em 2000, no Havaí. Depois, o paulista Adriano "Mineirinho" de Souza venceu a edição de 2003, o cearense Pablo Paulino foi bicampeão em 2004 e 2007 e o paulista Caio Ibelli ganhou o circuito das três etapas de 2011.
http://www.estadao.com.br