Será conhecido na noite desta terça-feira (4) o último adversário do Atlético na primeira fase da Copa Libertadores. Monarcas Morelia, do México, e Santa Fé, da Colômbia, fazem o jogo de volta. As duas equipes se enfrentam às 23h30, no Estádio El Campín, em Bogotá.
No encontro de ida, disputado na semana passada, em Morelia, os mexicanos conseguiram dentro de casa uma vitória por 2 a 1 e entram em campo hoje com a vantagem do empate.
Apesar do triunfo, é bom os jogadores da equipe do México ficarem atentos. Por causa do gol marcado fora de casa, no fim da partida, os colombianos avançam à fase de grupos com uma vitória por 1 a 0.
O discurso na Cidade do Galo é de não escolher adversário. Mas, por questões de logística, seria mais interessante para o alvinegro que o time da América do Sul ficasse com a última vaga do Grupo 4.
Mas não é só isso que anima os atleticanos em caso de um possível duelo. Em 2010, mesmo com uma equipe reserva, já que o elenco principal brigava contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Galo eliminou o adversário nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.
No jogo de ida, disputado na Arena do Jacaré, o alvinegro venceu por 2 a 0, com dois gols de Obina. Na partida de volta, ocorrida no mesmo local do confronto de hoje, os donos da casa garantiram 1 a 0, mas a vaga ficou com o alvinegro.
No ano passado, por muito pouco, o destino não reservou um novo encontro entre brasileiros e colombianos, desta vez na final da Libertadores. O Santa Fé disputou com o Olimpia, do Paraguai, a vaga na final da competição.
O Olimpia venceu o jogo de ida por 2 a 0 e perdeu a partida de volta por 1 a 0, mas ficou com a vaga na decisão.
Além do Galo, Nacional, do Paraguai, e Zamora, da Venezuela, completam o Grupo 4. A estreia do Atlético na Copa Libertadores de 2014 acontece no dia 11, às 22h15, contra o Zamora, na Venezuela.
Grêmio de olho
Também será conhecido na noite de hoje o último integrante do Grupo 6, que conta com Grêmio, Nacional de Medellín, da Colômbia, e Newell’s Old Boys, da Argentina, adversário do Atlético, na semifinal de 2013.
Oriente Petrolero, da Bolívia, e Nacional, do Uruguai, se enfrentam às 21h, no Estádio Parque Central, em Montevidéu. Jogando em casa, os bolivianos venceram por 1 a 0 no duelo de dia e entram em campo nesta terça-feira pelo empate.
Vitória pelo mesmo placar dos uruguaios leva a decisão da última vaga do Grupo 6 para a cobrança de pênaltis.