(Flávio Tavares)
Destaque desde o ano passado, quando o Atlético ganhou a Copa Libertadores, e o Cruzeiro o Campeonato Brasileiro, o futebol mineiro, que já teve em 2014 o Galo campeão da Recopa Sul-Americana, e que tem a Raposa favorita ao bi da Série A, caminha para alcançar mais um feito: ter os seus dois grandes clubes, juntos, pela primeira vez no G-4, considerando-se a era dos pontos corridos, iniciada em 2003.
Na análise do site Probabilidades no Futebol (mat.ufmg.br/futebol), mantido pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro tem 99,35% de integrar o G-4 ao final da 38ª rodada. O Atlético aparece como o terceiro time com mais chances (57,3%).
Entre os dois rivais mineiros, está o Internacional (83,2), que é vice-líder da Série A. E pelas projeções da UFMG, hoje, a maior probabilidade é de um G-4 com cara de Sul-Minas, pois o Grêmio é o quarto time com mais chances de integrar o grupo dos quatro primeiros colocados, com 55,9%.
Apesar de ser terceiro colocado na classificação geral, o São Paulo, que tem os mesmos 43 pontos de Atlético e Grêmio, que são superados por ele nos critérios de desempate, aparece apenas como quinto colocado numa análise de chances, com 41,8%. Isso acontece, principalmente, pelo fato de o tricolor paulista encarar o time gaúcho e o Galo como visitante.
Há também outro aspecto que não pode ser descartado, que é o desempenho recente dos times, pois nas últimas quatro rodadas, o São Paulo somou só um ponto. No mesmo período, o Atlético teve 100% de aproveitamento e o Grêmio teve duas vitórias e dois empates.
Análise
Se forem consideradas as últimas dez rodadas, num universo ainda maior, também fica claro que o Galo e o tricolor gaúcho atravessam momentos superiores ao do time de Muricy Ramalho.
Nesse recorte da classificação, o Grêmio tem o melhor desempenho, com aproveitamento de 70% nas últimas dez rodadas: 21 pontos conquistados em 30 disputados.
O Galo ganhou apenas um ponto a menos, mesma marca do rival Cruzeiro, que leva vantagem apenas no número de gols marcados (17 a 14). Já o São Paulo, nas últimas dez rodadas, ganhou 17 pontos.
Na campanha gremista nas últimas dez rodadas, o que impressiona é que o time só marcou oito gols, mas a defesa sofreu apenas dois, sendo que nas últimas oito partidas, o goleiro Marcelo Grohe não foi vazado.