(LUCAS UEBEL)
Três semifinalistas da Copa do Brasil serão conhecidos na noite de hoje e se o favoritismo entrar em campo, o Atlético, na sua batalha pelas primeiras posições do Campeonato Brasileiro, e o Cruzeiro, por encarar algumas dessas equipes nas próximas rodadas, podem ser beneficiados.
Adversários atleticanos nesta reta final de Brasileirão podem se classificar e passar a priorizar a Copa do Brasil, que dá ao seu campeão uma vaga na Libertadores.
Outro aspecto que não pode se>r descartado, e nele é que entra o Cruzeiro, é o desgaste físico que esses times sofrerão, pois faltam dois meses para o final da temporada.
Dentro desse raciocínio, a principal torcida do Atlético hoje será para o Grêmio, terceiro colocado e com apenas dois pontos a menos na Série A. O time gaúcho recebe o Fluminense, às 22h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
No jogo de ida, semana passada, no Maracanã, os dois times empataram sem gols e quem vencer hoje se classifica. Repetição do 0 a 0 leva a decisão da vaga para os pênaltis. O Fluminense se classifica com um empate com gols.
Para o Cruzeiro, não interessa muito quem vai seguir na Copa do Brasil. O importante é que o Grêmio, adversário de domingo, às 16h, no Mineirão, se desgaste bastante.
No Allianz Parque, em São Paulo, Palmeiras e Internacional, que na semana passada ficaram no 1 a 1, no Beira-Rio, se enfrentam em situação parecida.
A diferença é que empate sem gols classifica o time da casa. Os pênaltis só acontecem com novo 1 a 1. O vencedor do confronto chega às semifinais.
Como o Palmeiras está a nove pontos do Atlético, praticamente sem chances de ultrapassar o Galo, para o time de Levir Culpi o melhor é pensar no futuro. Como dia 14 de outubro recebe o Internacional, no Independência, o melhor é que o adversário esteja na Copa do Brasil. Caso contrário, terá que brigar para chegar à Libertadores no Brasileirão.
Favorito
Com a vaga praticamente nas mãos, pois venceu a ida por 3 a 0, no Morumbi, o São Paulo vai hoje ao Maracanã podendo até perder por dois gols de diferença.
Para o Atlético, tanto faz quem se classifique. Mas o Cruzeiro torce para o São Paulo, pois dia 8 de novembro, quatro dias após o jogo de ida da decisão da Copa do Brasil, recebe o tricolor paulista no Mineirão.
E diante de um adversário cansado são maiores as chances de quebrar um tabu de mais de uma década sem vencer o time do Morumbi como mandante, no Brasileirão.