Desde que assumiu o cargo de chefe da Ferrari, Marco Mattiacci insiste em dizer que a escuderia vem apresentando melhoras no Mundial da Fórmula 1. O dirigente, no entanto, não esconde que ainda está muito longe da líder Mercedes, que lidera com facilidade a competição. Para ele, a disparidade entre as duas equipes ficou ainda mais evidente no Grande Prêmio da Itália.
"Eu continuo dizendo que nós temos feito pequenas melhorias consistentes no carro, mas definitivamente essa corrida [Monza] mostrou completamente o déficit que existe entre nós e os líderes", avaliou Mattiacci, sem deixar de mostrar confiança na evolução da equipe.
“Eu ainda acredito que tivemos um bom ritmo. O carro confirmou que tivemos uma melhoria, mas nós definitivamente temos um déficit na qualificação e, se você começar mais baixo no grid, é difícil em uma pista como essa. Eu acho que nós tivemos o mesmo ritmo da Red Bull e de alguns dos outros, então poderíamos ter feito melhor, mas nós começamos muito atrás para ter uma corrida normal”, completou.
Com os resultados em Monza, a Ferrari não subiu ao pódio na corrida disputada em casa, o que não acontecia desde 2008, quando Felipe Massa foi o sexto colocado e Kimi Raikkonen, o nono. Neste ano, Raikkonen novamente terminou na nona colocação, enquanto Fernando Alonso abandonou devido a um problema com o ERS e acabou com uma sequência de quatro pódios consecutivos na Itália.