O francês Romain Grosjean fechou na liderança o segundo dia da última bateria de testes coletivos da Fórmula 1 para a temporada de 2013, nesta sexta-feira, no circuito da Catalunha, na Espanha. O piloto da Lotus cravou o tempo de 1min22s716 e ganhou a disputa que travou pela ponta com Jenson Button, que foi o mais rápido da sessão de treinos realizada pela manhã. No fim, o inglês da McLaren acabou ficando em segundo lugar com a marca de 1min23s181.
A pista espanhola contou com mais um dia de trabalhos atrapalhado pelas condições climáticas adversas, assim como já aconteceu na última quinta-feira. O treino matutino começou sob chuva, mas a pista secou relativamente rápido. Já a sessão realizada à tarde foi iniciada com o asfalto seco, antes de a chuva reaparecer e impedir os pilotos de buscarem voltas mais velozes.
Neste cenário, Button foi o mais rápido da primeira parte do dia com 1min25s936, em uma sessão que acabou sendo encerrada dez minutos antes do programado pelo fato de que Grosjean provocou uma bandeira vermelha ao ficar com o seu carro parado na saída de uma das curvas do circuito espanhol.
Fernando Alonso, que voltou a andar nesta sexta depois de Felipe Massa ter aberto as atividades da semana para a Ferrari na última quinta, acabou terminando o dia no 11.º e último lugar. Mas o espanhol não usou o teste com a preocupação de cravar voltas rápidas, embora tenha dado 102 giros na pista. Ele concentrou seus esforços em percorrer longos trechos do traçado e em testar os pneus duros quando o asfalto esteve em melhores condições.
Desta forma, Alonso fez a sua melhor volta em 1min27s878, tempo mais de 5 segundos mais lento do que o do líder Grosjean, que foi o único a andar na casa de 1min22s. Já o venezuelano Pastor Maldonado, da Williams, se garantiu no terceiro lugar ao cravar 1min23s628, ficando pouco à frente do tricampeão mundial Sebastian Vettel. Ao cronometrar 1mim23s743, o alemão da Red Bull foi apenas um mísero centésimo de segundo mais veloz do que o quinto colocado, o seu compatriota Nico Hulkenberg, da Sauber.
A sexta colocação ficou com o alemão Adrian Sutil, confirma na última quinta-feira como piloto titular da Force India, enquanto o australiano Daniel Ricciardo, da Toro Rosso, o inglês Max Chilton, da Marussia, o holandês Giedo van der Garde, da Caterham, e o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, completaram, nesta ordem, o grupo dos dez primeiros colocados. Entre eles, assim como fez Alonso, Rosberg não priorizou a busca por voltas rápidas, embora tenha sido quem mais andou nesta sexta, com 120 giros na pista ao total.
Os testes em Barcelona seguirão neste sábado e irão até domingo, quando serão encerrados os trabalhos na pista desta pré-temporada da Fórmula 1. A primeira prova do Mundial deste ano está marcada para o próximo dia 17, em Melbourne, palco do GP da Austrália.
Confira a classificação dos testes desta sexta-feira em Barcelona
1.º Romain Grosjean (FRA/Lotus), 1min22s716
2.º Jenson Button (ING/McLaren), 1min23s181
3.º Pastor Maldonado (VEN/Williams), 1min23s628
4.º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1mim23s743
5.º Nico Hulkenberg (ALE/Sauber), 1min23s744
6.º Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min24s215
7.º Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso), 1min25s483
8.º Max Chilton (ING/Marussia), 1min25s598
9.º Giedo van der Garde (HOL/Caterham), 1min26s316
10.º Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min26s655
11.º Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min27s878
http://www.estadao.com.br