(Washington Alves/Cruzeiro)
O volante Gustavo Blanco já conheceu as dependências do Atlético, o novo clube que defenderá pelos próximos 18 meses. Continuará em BH, mas com cores diferentes. Deixa o América, onde esteve emprestado pelo Bahia, para chegar ao Galo, também por empréstimo. E a negociação só se arrastou pela necessidade do time de Salvador em estender o contrato com o atleta.
Blanco, revelado nas categorias de base do Bahia e quase dispensado no clube tricolor, chegou ao América "de graça", com cláusula no contrato de que poderia sair do Coelho em caso de proposta onerosa de outro clube. Foi assim que o Galo apareceu na jogada. O América terá direito a 10% do valor que o Atlético pagará ao Bahia. O alvinegro teve que subir a oferta e esperar a resolução entre jogador e o clube formador.
Agora, o volante de 22 anos renovou o contrato com o Bahia até dezembro de 2019. Se não o fizesse, poderia sair de graça da Fonte Nova, uma vez que o seu contrato antigo com a equipe baiana iria até dezembro do ano que vem, prazo no qual valerá seu empréstimo com o Atlético.
"Não sei ainda se ele fez os exames médicos, mas ele se apresentou ao Atlético hoje já (sexta-feira). Mas já há o acerto com o Bahia, falta o exame médico. Há uma burocracia de negociação, que não é rápida. Tinha cláusulas de renovar com o Bahia, de poder sair em caso de outro clube interessado. E teve que esperar as coisas concretizarem. Uma negociação que envolve três clubes mais o jogador", disse o empresário Luciano Rego, ao Hoje em Dia.
Leia mais: Preconceito na base e salvo por um jornalista: as histórias de Blanco, novo reforço do Atlético
Blanco é a segunda contratação do Atlético envolvendo o América. Antes, o Galo havia acertado com Danilo em definitivo. Agora, o volante é mais uma opção de Roger Machado para a sequência da temporada, sendo que tem os direitos econômicos fixados num valor caso o alvinegro resolve exercer a prioridade de compra em janeiro de 2019.