Os moradores das cidade de Hamburgo vão às urnas neste domingo (29) para decidir se querem que o município siga concorrendo para receber os Jogos Olímpicos de 2024. Os alemães já oficializaram a candidatura junto ao Comitê Olímpico Internacional (COI), mas podem voltar atrás se esse for o desejo da população.
Também os habitantes de Kiel, nos arredores de Hamburgo, têm direito a voto, uma vez que será nesta cidade que serão realizadas as provas de vela caso a candidatura alemã seja a vencedora.
Há dois anos, Munique também fez um referendo para perguntar à população se desejava uma candidatura para os Jogos de Inverno de 2022, ideia rejeitada por 51,2% dos habitantes da cidade. Entre as alegações, destaca-se o alto custo da iniciativa. Depois, Pequim venceu a eleição contra Almaty.
Mais de 1,3 milhões de pessoas estão elegíveis para votar no referendo de domingo, mas cerca de 40% desses votantes já depositaram suas escolhas por correio. A expectativa é que a candidatura seja aprovada.
Além de Hamburgo, também Roma (Itália), Paris (França), Budapeste (Hungria) e Los Angeles (EUA) apresentaram candidatura. A escolha da sede dos Jogos de 2024 vai acontecer somente em setembro de 2017. Este é o primeiro processo depois da instauração da Agenda 2020.
http://www.estadao.com.br