(Thomaz Kienzle)
O britânico Lewis Hamilton deu o troco no alemão Nico Rosberg no segundo treino livre para o Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1, nesta sexta-feira (18). O piloto da casa foi o mais rápido da primeira atividade do dia, mas viu seu companheiro de Mercedes superá-lo por apenas 0s024 na sessão que encerrou a programação em Hockenheim.
Hamilton rodou no tradicional circuito alemão a 1min18s341, bem próximo do tempo de tempo de 1min18s365 estabelecido por Rosberg. A dupla da Mercedes, no entanto, não levou grande vantagem sobre o australiano Daniel Ricciardo, terceiro colocado. O piloto da Red Bull andou a 1min18s443, apenas 0s102 atrás do britânico.
Acostumados a ter grande vantagem para todos os rivais, os pilotos da Mercedes só tiveram Ricciardo andando em ritmo parecido. A quarta colocação da sessão em Hockenheim ficou com o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, com a marca de 1min18s887, seguido pelo dinamarquês Kevin Magnussen, da McLaren.
O brasileiro Felipe Massa encerrou a sexta-feira na Alemanha com a sexta colocação, com 1min19s024 como melhor volta. O finlandês Valtteri Bottas, seu companheiro na equipe Williams ficou em décimo, atrás ainda do britânico Jenson Button, do alemão Sebastian Vettel e do espanhol Fernando Alonso.
As melhores marcas de cada piloto no último treino em Hockenheim foram estabelecidas com os pneus supermacios, mas a atividade evidenciou a baixa durabilidade deste tipo de composto no fim de semana. Por conta do forte calor no local, os pneus se degradaram muito rapidamente e em alguns casos apresentaram sinais claros de desgaste depois de apenas uma volta.