(Reprodução/Instagram)
Depois de uma passagem de sete anos pelo Chelsea, o meia-atacante Eden Hazard foi oficializado nesta sexta-feira (7) como novo reforço do Real Madrid. O craque belga acertou um contrato de cinco temporadas com o clube espanhol após ter sido o grande nome do clube inglês na final da última Liga Europa, na semana passada, quando marcou dois gols na vitória por 4 a 1 sobre o rival Arsenal.
O Real não divulgou valores da negociação, mas veículos da mídia espanhola noticiaram que o clube madrilenho desembolsará 100 milhões de euros (cerca de R$ 436,6 milhões, pela cotação atual) pelo jogador da seleção da Bélgica.
Por meio de nota publicada em seu site oficial, o Real informou que o compromisso firmado pelo atleta vai até o dia 30 de junho de 2024 e confirmou que a sua apresentação oficial será realizada na próxima quinta-feira, no estádio Santiago Bernabéu, logo após ele ser submetido a exames médicos.
Anteriormente, o jogador de 28 anos foi contratado pelo Chelsea junto ao Lille, da França, em 2012, e chegou ao clube inglês logo depois de o time londrino conquistar a Liga dos Campeões. De lá para cá, ele ajudou a equipe a faturar o seu primeiro troféu da Liga Europa, em 2013, e também ganhou dois títulos do Campeonato Inglês, em 2015 e 2017, além de uma taça da Copa da Inglaterra, em 2018, e um outro troféu da Copa da Liga Inglesa, há quatro anos.
Em meio a este período, Hazard brilhou como um dos principais nomes da Bélgica na campanha que levou o país a conquistar o terceiro lugar da Copa do Mundo da Rússia, o melhor resultado da história da nação em um Mundial. Nesta trajetória na competição disputada no ano passado, ele ajudou a equipe nacional a eliminar o Brasil nas quartas de final com uma vitória por 2 a 1.
Ao oficializar a contratação de Hazard, o Real Madrid destacou as qualidades técnicas do jogador e também os seus principais feitos recentes. O clube ressaltou que ele "deslumbrou por seu talento, capacidade de desequilíbrio, assistências e gols". "Na final diante do Arsenal marcou dois gols e deu uma assistência, que lhe valeram para ser eleito o MVP (jogador mais valioso) do confronto. Além disso, no verão passado ganhou a Bola de Prata do Mundial da Rússia e nesta temporada foi incluído no 11 Mundial da Fifa FIPPro e na equipe do ano da Uefa em 2018", disse.
Na descrição que fez sobre o atleta, o Real ainda enfatizou que Hazard "se destaca por sua técnica, visão de jogo, mudanças de ritmo e definição (das jogadas), qualidades que ele mostrou em seus sete anos na Inglaterra".
Na última temporada europeia, Hazard disputou 52 jogos e marcou 21 gols, além de ter sido o atleta que mais assistências deu no Campeonato Inglês, com 15 passes que resultaram em bolas nas redes.
O Real será apenas o terceiro clube da carreira do craque belga, que se profissionalizou justamente pelo Lille, em 2008, antes de ser contratado pelo Chelsea quatro anos depois. E ele se tornou o segundo reforço do time espanhol nesta janela de transferências do futebol europeu. Na última terça-feira, a equipe havia anunciado a contratação do atacante sérvio Luka Jovic, de 21 anos, do Eintracht Frankfurt.Leia mais:
Fifa nega recurso e mantém proibição ao Chelsea de contratar até julho de 2020
Após brilhar em semifinal, Messi abre caminho para ser eleito melhor do mundo
Zidane descarta volta de Vinicius Junior no Real Madrid e alfineta o Barcelona