Impiedoso, América vence o Avaí por 3 a 0 e pegará o Inter na Copa do Brasil

Wallace Graciano - Hoje em Dia
16/05/2013 às 21:37.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:45

O América se reergueu, deixou de lado o futebol ruim do início da temporada e avançou à terceira fase da Copa do Brasil após vencer o Avaí por 3 a 0, na noite desta quinta-feira (16), no estádio da Ressacada. Com dois gols, Fábio Júnior foi o grande herói do Coelho, que contou também com um tento de Leandro Ferreira para reverter o resultado adverso de 1 a 0, conquistado pelo Leão da Ilha na primeira partida entre as equipes.

O Coelho agora tentará mostrar que sua reação não foi à-toa. O problema é que terá pela frente na terceira fase o Internacional, de Porto Alegre. O Colorado venceu os dois turnos do Gauchão e vem mostrando bom futebol sob as instruções de Dunga. Quem sabe o América não repita o que fez em 1998, quando eliminou o time gaúcho do torneio nacional. 

Reviravolta

O América estava em uma encruzilhada. Atrás no prejuízo, precisava avançar ao campo adversário desde o primeiro minuto para tentar reverter o placar mínimo que o Leão da Ilha obtivera no jogo de ida, realizado no Independência. Ao mesmo tempo, a defesa, que ainda precisa de entrosamento, não poderia ficar vulnerável. E isso ditou o primeiro tempo.

Nas primeiras tentativas de ofensiva, o Coelho deixou algumas brechas, principalmente pelas faixas laterais, setor que Julinho e Higor exploraram com perigo por algum tempo. Marquinhos, meia de habilidade que rodou por vários clubes do país, era outro que sabia aproveitar os espaços deixados pela zaga alviverde. Com isso, o time catarinense dominou as ações iniciais e quase abriu o placar em quatro oportunidades claras de gol. Felizmente, Neneca e a pouca intimidade dos atacantes do Avaí com a bola não deixaram que o placar fosse modificado.

Porém, ao andar do relógio, o América conseguiu se equilibrar. Claudinei e Juninho passaram a tocar com mais qualidade pela meiuca e essa distribuição de jogo impactou diretamente no trabalho apresentado. Na metade do primeiro tempo, o jogo já estava equilibrado. E essa crescente no futebol foi premiada aos 32 minutos, através da bola parada, justamente um dos “tomentos” do Coelho nesta temporada. A bola foi alçada pela direita, desviada no primeiro pau e seguiu o ditado de que “procura quem a trata bem”, encontrando Fábio Júnior no lado oposto da trave. Ali não teve nem choro, nem vela. 1 a 0 para o time mineiro, placar que permaneceu inalterado até os vestiários.

Avante!

Preciso. Assim foi o Coelho na segunda etapa. Como no período anterior, o alviverde não teve maior volume de jogo em mãos. Porém, de forma inteligente, soube trabalhar seus pequenos erros e aproveitar as oportunidades que surgiam.

Como era previsível, o time da Ilha tomou a iniciativa quando a bola rolou. Nos primeiros lances da segunda etapa, buscou na pressão uma alternativa para conseguir a igualdade. Chegou até mesmo a acertar a trave, aos 11 minutos, após cruzamento de Marquinhos, que Reis por pouco não converteu em gol. Mas o Leão deixava espaços, já que avançava rumo à meta rival de forma estabanada, e o América, ao contrário do que fez o adversário na primeira etapa, soube aproveitá-los.

O castigo veio logo na jogada seguinte, aos 12 minutos, quando Leandro Ferreira recebeu na intermediária. Cercado, o volante limpou para a esquerda e chutou forte. A bola tinha como endereço o canto canhoto de Diego, mas desviou no caminho, “matando” o arqueiro do Avaí. O que interessava era a rede balançando. 2 a 0.

Com a vantagem, o Coelho soube deixar o time da Ilha nervoso. Comelli recuou sua linha defensiva e abriu um pouco os laterais para escapar nos contra-golpes, o que deixou o Avaí afoito. Explorando esses pecados do adversário, o América passou a deixar a torcida catarinense sem esperanças de uma reação dos donos da casa. E ela cessou quando Willians foi derrubado na área. Pênalti, que Fábio Júnior não desperdiçou. 3 a 0.

Paulo Comelli merece os créditos do triunfo. Foi bom ver “outro” América em campo se comparado aquele do Campeonato Mineiro. O Coelho foi combativo, virtude que mostrou na primeira partida entre os clubes, quando, infelizmente, deixou a qualidade de lado. Nesta, mostrou que recuperação vem surgindo aos poucos. Apresentou entrosamento entre os setores e evolução na parte técnica. Por justiça, o alviverde mineiro foi agraciado com uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil. Fica a torcida para que essa reação não seja apenas momentânea.

FICHA TÉCNICA:  AVAÍ 0 X 3 AMÉRICA   AVAÍ: Diego, Arlan (Vinícius Bovi), Pablo, Leandro Silva, Julinho (Márcio Diogo); Alê, Eduardo Costa, Higor (Beto), Marquinhos; Reis e Roberson. Técnico: Ricardinho AMÉRICA:  Neneca, Leandro Silva, Jaílton, Vitor Hugo, Danilo; Claudinei, Leandro Ferreira, Juninho (Doriva), Rodriguinho; Fábio Júnior (Nikão) e Tiago Alves (Willians). Técnico: Paulo Comelli   GOLS: Fábio Júnior (aos 32' do 1º tempo); Leandro Ferreira (aos 12') e Fábio Júnior (pênalti) (aos 36' do 2º tempo) DATA: 16 de maio de 2013 ESTÁDIO: Ressacada CIDADE: Florianópolis MOTIVO: Jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil ÁRBITRO: Wagner dos Santos Rosa AUXILIARES: Wagner de Almeida Santos e Silbert Faria Sisquim CARTÕES AMARELOS: Fábio Júnior, Tiago Alves, Danilo eVitor Hugo (América); Higor (Avaí)

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por