Ainda não será desta vez que o Catar, sede da Copa do Mundo de 2022, vai ter a chance de disputar uma grande competição no futebol. Jogando em casa, em Doha, o Catar perdeu a decisão do bronze no Campeonato Asiático Sub-23 e viu o Iraque garantir a penúltima vaga no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos do Rio.
O torneio, pré-olímpico, classificou três times para o Rio-2016. Antes do Iraque, também a Coreia do Sul e o Japão haviam se garantido na Olimpíada, uma vez que avançaram à decisão da competição.
Para o Iraque, a vaga na Olimpíada do Rio veio de forma emocionante. O Catar abriu o placar no primeiro tempo e se manteve à frente até os 41 minutos do segundo tempo, quando veio o empate, com Mohannad Abdulraheem. No segundo tempo da prorrogação, Ahmed Hussein fez de cabeça e selou um lugar no Rio.
Agora só resta mais uma vaga na Olimpíada no futebol masculino, que será definida numa repescagem entre Colômbia e Estados Unidos, que se enfrentarão em ida e volta em março.
Além do Brasil, dono da casa, vão jogar a Olimpíada: Argentina, Dinamarca, Alemanha, Portugal, Suécia, Fiji, Honduras, México, Argélia, Nigéria, África do Sul, Iraque, Coreia do Sul e Japão. Cada equipe pode inscrever 18 atletas, sendo apenas três com mais de 23 anos.