Irônico, Scolari não divulga escalação com medo de alguém ter "dor de barriga"

Wallace Graciano - Do Hoje em Dia
23/04/2013 às 20:00.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:05

"Se algum atleta tiver dor de barriga na véspera do jogo, aí vocês (jornalistas) falam que eu barrei". Foi dessa forma irônica que o técnico Luiz Felipe Scolari "escapou" da pergunta sobre o time que começará atuando no amistoso entre as seleções brasileira e a chilena, marcado para as 22 horas desta quarta-feira (24), no Mineirão. Seu tom de mistério e sarcasmo foi sustentado ainda pela movimentação no gramado do Gigante da Pampulha. Na atividade, o treinador escalou duas equipes sem pretensão alguma de estabelecer um parâmetro para titulares e reservas, tanto que elas contavam com um "coringa" que atuava por ambas, função que coube a Jadson na primeira etapa do trabalho e a Ronaldinho no restante do coletivo. Assim ficou complicado estabelecer os 11 iniciais.

Apesar do mistério, Felipão deu algumas dicas que já deixam vagas definidas. Marcos Rocha, por exemplo, perdeu a preferência pela lateral-direita para Jean, volante de origem e que começará atuando nesta quarta, conforme antecipou o treinador. Como o jogador do Fluminense é polivalente, o ala do Galo dificilmente conseguirá entrar na convocação de Scolari para a Copa das Confederações, uma vez que Daniel Alves já está garantido no "Festival dos Campeões".

O comandante justificou ter preterido Marcos Rocha justamente pela polivalência do atleta tricolor. "O Jean era lateral quando foi campeão (do Brasileiro) pelo São Paulo. No jogo da Bolívia, gostei muito. Agora, vou ver novamente. Não tenho cobrado nada mais do que o Jean não saiba fazer. Já fez isso pelo São Paulo e muitas vezes com o Abel, no Fluminense, é deslocado para a lateral e joga bem", afirmou o "dono do boné".

Quem também saiu bem na disputa foi o arqueiro Diego Cavalieri, que ganhou o duelo contra Jefferson e defenderá a meta canarinho diante dos atacantes chilenos. Assim, o goleiro do Fluminense também dificilmente ficará de fora da lista de Scolari para a competição, que será divulgada em 14 de maio.

Ronaldinho é outro que a cada dia vai conquistando uma vaga para a Copa das Confederações. Tanto que Scolari fez questão de ratificar seu apreço pelo atleta.  “Ele é tão importante para mim que ontem (segunda) foi colocado como capitão da equipe”, afirmou Scolari, que afirmou esperar uma postura de liderança do craque do Galo.

Felipão também declarou que pretende utilizar duas duplas de zaga durante o encontro. Como Dedé e Réver foram convocados com maior frequência pelo comandante, os defensores "mineiros" devem iniciar o embate diante do Chile. Assim, a dúvida gira em torno de quem vestirá a camisa 9 nesta quarta: Leandro Damião ou Alexandre Pato.

Com isso, o time que deve começar jogando será: Cavalieri; Jean, Réver, Dedé e André Santos; Fernando, Paulinho, Jadson e Ronaldinho; Neymar e Leandro Damião (Alexandre Pato).

Apesar do mistério, Felipão manteve o bom humor durante a entrevista. O único porém aconteceu quando foi questionado se as "obras" para "construir" a Seleção estão mais atrasadas em relação às dos estádios. Nesse momento, ele não titubeou:  "A Seleção está construída. Falta muito menos que as outras coisas que faltam construir".

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por