(TORU YAMANAKA / AFP)
A seleção do Japão está classificada para a Copa do Mundo de 2018. Nesta quinta-feira, a equipe assegurou antecipadamente a sua vaga no torneio na Rússia ao derrotar a Austrália por 2 a 0, em Saitama, pela penúltima rodada da terceira fase das Eliminatórias Asiáticas.
O triunfo levou a seleção do Japão aos 20 pontos, na liderança do Grupo B, situação que não poderá ser alterada na rodada final da chave, pois Arábia Saudita e Austrália somam 16 pontos cada. Os Emirados Árabes Unidos estão na quarta posição, com 13. Os dois primeiros se garantem na Copa e o terceiro vai disputar uma repescagem continental por uma vaga na repescagem mundial.
No duelo desta quinta-feira em Saitama, Takuma Asano abriu o placar para a seleção japonesa aos 41 minutos do primeiro tempo. Depois, no final da segunda etapa, Yosuke Ideguchi, aos 38 minutos, marcou o segundo gol e sacramentou a classificação da sua equipe para o Mundial da Rússia.
Com isso, o Japão se tornou a quarta seleção classificada para a Copa de 2018. Além da anfitriã Rússia, garantida por ser o país-sede, também já se classificaram as seleções do Brasil e a do Irã, que também obteve a sua vaga através das Eliminatórias Asiáticas.
Esta será a sexta participação da seleção do Japão na Copa do Mundo, também sendo a sexta consecutiva, em série iniciada em 1998, quando o torneio passou a ser disputado por 32 equipes. As melhores campanhas do time nipônico foram em 2002 e 2010, quando acabou sendo eliminado nas oitavas de final.