Jean Azevedo busca superação no Dakar com moto nova

Alessandro Lucchetti
26/12/2013 às 21:18.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:01

O piloto Jean Azevedo já tem 39 anos, mas está disposto a encarar os 9.374 km do Rally Dakar de 2014, a maior competição off-road do mundo. Em 14 dias vai percorrer - se não parar antes - dunas, o monte Aconcágua, cânions, salares, o deserto do Atacama e morros cheios de cactos. A competição do ano que vem terá, em média, 50 km a mais por dia, e será a mais longa desde 2009, quando a organização trocou, por motivos de segurança, o continente africano pela América do Sul.

Depois de quatro anos competindo entre os carros, Jean Azevedo volta para as motos. A dificuldade adicional será conduzir um modelo novíssimo da Honda - o CRF 450 Rally, desenvolvido este ano. Os cinco pilotos da Honda Japão já treinam com a máquina. Jean e o argentino Pablo Rodriguez tiveram um breve contato com ela em outubro, mas vão conhecê-la de fato nos primeiros dias da competição. "Infelizmente não tive a oportunidade de ter mais contato e a adaptação vai ser mesmo no início da competição".

Por esse motivo, o objetivo de Jean Azevedo em 2014 é tomar contato com a moto e voltar a pilotá-la em 2015. "Acho que um objetivo realista é ficar entre os 15 primeiros em 2014", disse o piloto, que só tem contrato com a Honda para a próxima edição da competição. "Existem a conversa e o projeto para 2015, mas ainda não tem nada assinado".

Jean Azevedo fez os treinos e participou das competições da temporada com uma moto CRF 450 X, um modelo que pode ser comprado em qualquer concessionária, que depois recebeu as adaptações necessárias. Ele treinou no Jalapão, no Tocantins, e no Atacama, no Chile, para ficar "afiado" para os trechos de areia.

Este ano, Jean Azevedo foi o melhor brasileiro no Rali dos Sertões, com a quarta colocação, e venceu uma etapa do Campeonato Argentino, o Rally Villa Unión, em La Rioja. Ele é também o brasileiro com melhor resultado em motos no Dakar - foi o quinto em 2003. O veterano achou bom o rali ser mais duro este ano. "Quando a competição é mais fácil, o nível técnico fica nivelado por baixo. Eu me preparo, levo a preparação a sério. Por isso gosto quando é mais difícil". A largada será no dia 5 de janeiro, na cidade de Rosário, na Argentina.
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