LIMA - O jogador peruano Yair Clavijo do Sporting Cristal morreu de parada cardiorrespiratória quando disputava uma partida entre os reservas da equipe e os do Garcilaso, na região de Cusco, a 3.400 metros de altura, informou o clube.
Clavijo, de 18 anos, ficou inconsciente e desabou no gramado quando faltavam apenas cinco minutos para o apito final da partida, jogada no estádio Municipal de Urcos, na província de Quispicanchi.
"Clavijo era um dos maiores talentos da equipe, foi um grande profissional porque podia jogar em diferentes posições", disse à imprensa local o gerente geral do Sporting Cristal, Carlos Benavides.
Benavides se mostrou indignado com os médicos que prestaram socorro ao jogador pelo fato destes não usarem o desfibrilador da ambulância do estádio. De acordo com a imprensa esportiva peruana, a equipe médica do Sporting Cristal foi responsável pelos primeiros socorros, mas não foi capaz de reanimar o jovem jogador.
O treinador do Sporting Cristal, Roberto Mosquera, ficou abalado com a notícia do falecimento de Clavijo. A Associação Esportiva de Futebol Peruano, após saber da morte do jogador, suspendeu o duelo entre as equipes principais do Sporting e do Garcilaso, que jogariam no mesmo estádio logo em seguida.