Jogadores brasileiros são ‘esquecidos’ pelos gigantes europeus dentro da Liga dos Campeões

Henrique André - Hoje em Dia
08/09/2015 às 10:05.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:41
 (CBF)

(CBF)

A janela de transferências do futebol europeu se fechou em 1º de setembro passado e os grupos da Liga dos Campeões foram definidos. Mais uma vez, os jogadores brasileiros que atuam no país de origem foram “esquecidos” pelos principais concorrentes ao mais cobiçado título do Velho Continente.

Assim como havia ocorrido no ano passado após o fiasco da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, o mercado nacional teve pouco prestígio entre os clubes que disputam a Liga.

Para se ter uma ideia, nenhum dos quatro primeiros colocados em 2014 (Barcelona, Juventus, Real Madrid e Bayern de Munique) encheu os cofres dos clubes brasileiros. A única revelação negociada foi o atacante Kenedy (Fluminense), vendido ao Chelsea por 8,9 milhões de euros.

Entre as equipes que disputam a Liga, a maior negociação envolvendo um brasileiro foi a contratação de Danilo pelo Real Madrid. Contudo, o mineiro revelado no América já atuava na Europa. Para tirar o lateral-direito do Porto, o clube merengue precisou desembolsar cerca de 31 milhões de euros.

Atualmente, porém, nenhum brasileiro supera o sucesso de Douglas Costa. Contratado pelo Bayern de Munique, o ex-jogador do Shakhtar Donetsk vem correspondendo aos mais de R$ 100 milhões investidos e é o destaque de todos os jornais esportivos da Alemanha nas últimas semanas. “Me preparei muito para viver isso. Joguei cinco anos na Ucrânia e estou pronto para jogar no Bayern”, avalia o meia-atacante da Seleção Brasileira.

Brasileiro mais caro
A transação mais cara envolvendo um jogador brasileiro nesta janela de transferências foi a do atacante Roberto Firmino, que trocou o Hoffenheim (Alemanha) pelo Liverpool (Inglaterra). O atleta, no entanto, não disputará a Liga dos Campeões 2015/2016.

Três brasileiros vestirão a camisa da vice-campeã Juventus
Punido pela Fifa, o Barcelona não pode registrar os meias recém-contratados Arturo Vidal e Arda Turan em 2015. O clube infringiu regras para contratar jovens para as categorias de base no ano passado e, por isso, recebeu o veto da entidade.

Derrotado pelo Barcelona na decisão do ano passado, a atual vice-campeã Juventus passou por mudanças no início da nova temporada europeia. E três brasileiros entraram em pauta na Vecchia Signora.

Após conquistar o Campeonato Italiano e a Copa da Itália, a equipe de Turim se enfraqueceu com a perda do atacante argentino Carlitos Tévez, do volante chileno Arturo Vidal e do meia italiano Andrea Pirlo. Os três destaques do time se transferiram, respectivamente, para Boca Juniors-ARG, Bayern de Munique-ALE e New York City-EUA.

Para tentar repor o prejuízo, o clube foi ao mercado para contratar o brasileiro Hernanes (ex-Inter de Milão), além do lateral Alex Sandro (ex-Porto) e do goleiro Neto (ex-Fiorentina).

O meia de 30 anos chega de um clube rival para ser o novo camisa 10. Ciente da responsabilidade, o “Profeta” garante estar pronto e adaptado ao futebol europeu. “Cheguei ao topo da maturidade aqui e, com a idade, ganhei mais força e experiência”, conclui o armador, que também defendeu a Lazio. (H.A.)

 

 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por