(Washington Alves/Light Press/Cruzeiro - Bruno Cantini/Atlético)
Os jogos de volta das oitavas de final da Copa Libertadores, que acontecerão na próxima semana, irão interferir na última rodada do turno do Campeonato Brasileiro, que terá dois jogos neste sábado (5) e oito no domingo (6), quando Cruzeiro e Atlético entram em campo, em confrontos com a marca da competição sul-americana.
Dos seis clubes brasileiros que decidem uma vaga nas quartas da Libertadores no meio da semana que vem, quatro já confirmaram que escalarão times reservas, pois a maratona de jogos obriga as suas comissões técnicas a priorizarem a competição sul-americana antes do confronto de volta das oitavas.
JOGO DOS RESERVAS
E o jogo mais afetado será Grêmio x Atlético, neste domingo, às 16h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Apesar de estar na vice-liderança da Série A, a oito pontos do Corinthians, o técnico Renato Gaúcho vai poupar titulares diante do Galo, mesmo tendo vencido o jogo de ida, contra o Godoy Cruz, da Argentina, em Mendoza, por 1 a 0.
No Atlético, Rogério Micale já decidiu que escalará um time todo reserva em Porto Alegre. A Libertadores é a última chance do clube conquistar um grande título em 2017. E a derrota de 1 a 0 para o Jorge Wilstermann, da Bolívia, na ida, em Cochabamba, joga pressão sobre o Galo, que entra em campo quarta-feira que vem, às 21h45, no Mineirão, com a obrigação de vencer por pelo menos dois gols de diferença.
Nesta 19ª rodada, o Atlético, que é 11º, corre o risco de perder até quatro posições, mas isso caso seja derrotado pelos gaúchos. Vencendo, o Galo chega, no máximo, ao oitavo lugar, mas para isso precisará contar com tropeços de times à sua frente
BOTAFOGO
No caso do Cruzeiro, ele será beneficiado pela Libertadores, torneio que não disputa nesta temporada. Mas o seu adversário neste domingo, às 16h, no Mineirão, que é o Botafogo, participa da competição sul-americana e virá a Belo Horizonte com um time praticamente reserva, apesar de estar na briga, com a própria Raposa, por uma vaga no G-6 do Brasileirão.
Mesmo sem vencer há quatro rodadas na Série A, o técnico Jair Ventura, do Botafogo, decidiu poupar titulares diante do Cruzeiro pensando no jogo de quinta-feira, contra o Nacional, do Uruguai, no Engenhão. Na ida, em Montevidéu, o time carioca venceu por 1 a 0.
REFORÇOS
Isso pode facilitar a vida do Cruzeiro, que ao contrário do seu adversário entrará em campo é reforçado e sabendo se terá chance de terminar o turno no G-6. Essa possibilidade só existe se o Sport não ganhar neste sábado, às 19h, em Itaquera, do líder Corinthians.
Com um empate dos pernambucanos, o Cruzeiro precisará vencer o Botafogo por pelo menos dois gols de diferença para voltar ao G-6. Se o Corinthians ganhar, vitória simples já basta ao time de Mano Menezes, que terá a volta do lateral-esquerdo Diogo Barbosa, que cumpriu suspensão nos 3 a 0 sobre o Vasco, na última quinta-feira (3), em Volta Redonda.
Além dele, o meia-atacante Alisson, que ficou de fora do jogo de quinta-feira por questões físicas, deve ser relacionados. Os problemas que Mano pode ganhar são o volante Henrique e o atacante Élber, com desgaste muscular.