O Joinville mostrou a sua força e conquistou uma vitória importante nesta sexta-feira, na abertura da quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Atuando no estádio da Ressacada, em Florianópolis, bateu o Avaí por 2 a 0, no duelo catarinense, em um jogo marcado pelas polêmicas com a arbitragem. Os jogadores do time da casa reclamaram de um gol mal anulado no primeiro tempo e pediram uma falta no início da jogada que resultou no segundo gol dos visitantes.
Paralelo às confusões, a equipo do interior catarinense chegou aos 12 pontos, na vice-liderança da competição, enquanto que o da capital acumulou a segunda derrota consecutiva, permanecendo com sete pontos, em sétimo lugar.
O Avaí começou o jogo melhor e no primeiro minuto perdeu uma boa chance com Márcio Diogo, que aproveitou falha da defesa do Joinville, invadiu a área e chutou tirando tinta da trave. Em cima, aos nove, Cléber Santana bateu da entrada da área, a bola bateu no travessão e quicou dentro do gol, mas o assistente mandou o jogo seguir.
O Joinville se acertou e, aos 34 minutos, fez o primeiro gol. Após cruzamento de Carlos Alberto, Ronaldo bateu, a bola desviou no zagueiro e matou o goleiro Diego. Aos 44, mais um lance polêmico. Cléber Santana sofreu falta no campo de ataque, o árbitro deu vantagem, não aproveitada pelo Avaí. Carlos Alberto ligou o contra-ataque e fez o lançamento para Lima, que invadiu a área e bateu na saída de Diego, vendido na jogada, para marcar o segundo gol.
No segundo tempo, o Joinville se fechou e deu espaços para o Avaí, que criou algumas jogadas, mas não superou o goleiro Ivan, que fez defesas importantes e segurou a pressão dos donos da casa.
No último jogo antes da parada para Copa das Confederações, pela sexta rodada, na terça, o Joinville enfrenta o Guaratinguetá, às 19h30, em Guaratinguetá (SP), enquanto que o Avaí recebe o América-MG, às 21h50, em Florianópolis.
FICHA TÉCNICA
AVAÍ 0 x 2 JOINVILLE
AVAÍ - Diego; Vinícius Bovi, Alex Lima, Leandro Amaro e Julinho (Jefferson Maranhão); Alê (Reis), Thiesen, Marquinhos e Cléber Santana; Beto e Márcio Diogo. Técnico: Ricardinho.
JOINVILLE - Ivan; Carlos Alberto (Boiadeiro), Sandro, Rafael e Rafinha; Augusto Recife, Marcus Winícius, Ricardinho e Marcelo Costa (Diego Jussani); Lima (Francis) e Ronaldo. Técnico: Arturzinho.
GOLS - Ronaldo, aos 34, e Lima, aos 44 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS - Rodrigo Thiesen, Cléber Santana, Márcio Diogo e Marquinhos (Avaí).
ÁRBITRO - Ronan Marques da Rosa (SC).
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC).
http://www.estadao.com.br