(LLUIS GENE)
O técnico Jorge Sampaoli anunciou nesta segunda-feira (16), a lista de convocados da seleção chilena para os amistosos contra o Irã, no dia 26, e contra o Brasil, no dia 29 deste mês. Ao todo, foram chamados 20 jogadores para o grupo da "Roja". Entre eles está o lateral-esquerdo do Cruzeiro Mena. O curioso é que o ala já havia sido "pré-convocado" pelo time estrelado. No início da última semana, o supervisor de futebol da Raposa, Benecy Queiroz, resolveu "furar" a Federação de Futebol do Chile (FFC) e anunciou aos jornalistas presentes na Toca da Raposa II que o lateral estava convocado para defender a "Roja" nos dois amistosos. Mena deverá desfalcar o time estrelado em três compromissos: no clássico contra o América, no dia 22, diante do Mamoré, no dia 25, e, por fim, contra a URT, quatro dias depois. Outros dois "brasileiros" Além de Mena, Sampaoli lembrou de dois atletas que jogam no Brasil: o volante Charles Aránguiz, do Internacional, e o meia Valdívia. A convocação do último, por sinal, rendeu uma certa polêmica, uma vez que o "Mago" ainda se recupera de lesão e não entrou em campo com a camisa do time paulista neste ano.
Valdivia foi chamado mesmo sem apresentar condições físicas. Ele não entra em campo desde a última partida do Palmeiras no Brasileirão do ano passado, em dezembro. Em tratamento, ele teria pedido à federação chilena para ser dispensado, conforme revelou o técnico do Palmeiras, Oswaldo de Oliveira, no domingo.
"O Valdivia pediu para o clube, junto à federação chilena, interceder para que ele não vá para lá, pois não está admitindo jogar antes lá do que no Palmeiras. Achei muito bacana da parte dele", dissera o técnico. Ao todo, Sampaoli chamou apenas 20 jogadores. Todos atuam fora do Chile. A lista deve ser complementada nos próximos dias com um substituto para Valdivia e com ao menos um goleiro, porque o técnico chamou apenas Bravo, do Barcelona, para os dois amistosos. O jogo contra o Irã será disputado na Áustria, no dia 26. O duelo com o Brasil está marcado o dia 29, em Londres, na Inglaterra.
Confira a lista de convocados da seleção chilena:
Goleiros: Claudio Bravo (Barcelona);
Defensores: Mena (Cruzeiro), Isla (Queens Park Rangers), Jara (Mainz), Albornoz (Hannover), Medel (Inter de Milão), Roco (Elche) e Lichnovsky (Porto);
Meio-campistas: Carmona (Atalanta), Vidal (Juventus), Aránguiz (Internacional), Pizarro e Matías Fernández (Fiorentina), Millar (Atlas) e Valdivia (Palmeiras);
Atacantes: Alexis Sánchez (Arsenal), Vargas (Queens Park Rangers), Pedro Pablo Hernández e Orellana (Celta) e Fuenzalida (Boca Juniors).
(*) Com Agência Estado