(Reprodução/Internet)
Um programa perigoso. Este é o título da matéria do jornal “Olé”, da Argentina, numa matéria em que ele trata da tabela de ida das quartas de final da Copa Libertadores, que terá dois jogos de três gigantes do futebol argentino no mesmo dia na Grande Buenos Aires. Isso acontecerá no próximo dia 19 de setembro e o Cruzeiro faz parte dessa história.
Nesta data, às 19h30, Independiente e River Plate começam o confronto entre eles no Estádio Libertadores de America, que fica na cidade de Avellaneda, que é colada em Buenos Aires. Pouco mais de duas horas depois, às 21h45, o Boca Juniors recebe o Cruzeiro em La Bombonera.
Os dois estádios, apesar de ficarem em cidades diferentes, são muito próximos, cerca de cinco quilômetros de distância.
Mapa de Buenos Aires com os dois estádios que receberão jogos da Libertadores dia 19 de setembro destacados
A matéria do jornal deixa evidente a força política dos dois gigantes argentinos, River Plate e Boca Juniors, na Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Isso porque a alegação é de que os dois jogos acontecem no mesmo dia, apesar de colocar nas ruas de Buenos Aires torcidas com tanta rivalidade, porque no domingo seguinte, dia 23 de setembro, eles fazem o superclássico pela 6ª rodada do Campeonato Argentino e nenhum dos dois pretende carregar para essa partida a desvantagem de ter jogado uma partida difícil de Libertadores na quinta-feira.
Segundo informações do “Olé”, assim como já aconteceu nos jogos entre River Plate e Racing, pelas oitavas de final, agora nas quartas, o confronto do time de Núñez contra o Independiente também será sem a presença da torcida visitante.
Mesmo assim, há a mobilização da torcida do River Plate pela importância que o clube tem dado à Copa Libertadores de 2018.
O jornal revela contatos com Juan Pablo Sassano, responsável pela segurança da cidade de Buenos Aires, e trambém com Juan Manuel Lugones, que tem a mesma função na Província de Buenos Aires. Ambos afirmaram que deram autorização para a Conmebol marcar os dois jogos no mesmo dia, apesar da proximidade dos dois estádio.
De toda forma, o torcedor cruzeirense que for acompanhar seu time em La Bombonera, precisa viajar sabendo que no próximo dia 19 de setembro, Buenos Aires estará mais que respirando futebol. Estará fervendo.