Hexagonal Final conta com três times tradicionais e três novatos; jogos começarão neste sábado (25)
Coimbra busca retomar caminho rumo à primeira divisão mineira, feito alcançado em 2021 (Reprodução Instagram Coimbra / Foto: @douglasgustavorossi / @clickesportesmg)
A briga por duas vagas ao Módulo II do Campeonato Mineiro de 2026 terá disputa entre “jovens” e “veteranos”. Dentre as equipes mais novas está o Paracatu, que tem apenas quatro anos de fundação. Essa é a segunda vez consecutiva que o Lobo se aproxima do acesso.
Em 2024, quando o campeonato foi disputado em fases finais, o Paracatu chegou à semifinal, mas caiu nos pênaltis (3 a 4) para o Guarani, de Divinópolis, após empatar a ida por 1 a 1 e a volta em 0 a 0. Nos dois outros anos que ele participou da competição ficou pelo caminho na fase de grupos (7º do Grupo C em 2022 / 3º do Grupo D em 2023).
Neste ano ele carimbou a vaga no Hexagonal ao empatar em 1 a 1 com o Esporte Social Uberlândia (Essube), na última partida da primeira fase, fechando em segundo no grupo B, que teve o Boa Esporte em primeiro e o próprio Essube avançando na terceira e última vaga.
Conhecido como Azulão, o representante de Uberlândia é o mais novo time profissional do torneio. Fundado em 2014 como projeto social, a equipe se profissionalizou apenas em 2024. No ano passado parou nas quartas de final ao cair para o Uberaba, também nas penalidades ( 4 a 2 para o Zebu), adiando assim o sonho do primeiro acesso.
Além deles, o terceiro time que busca construir história no futebol mineiro é o Novo Esporte, fundado em Ipatinga em 2012, mas que se mudou para Itabirinha, no Vale do Rio Doce, na temporada passada.
Após disputar por três vezes (2013 / 2014 e 2015) a segundona, o Caramelo teve problemas financeiros e foi impedido de voltar a competir profissionalmente, retomando as atividades em 2024. Neste ano, chegou a fechar na terceira colocação do Grupo A ao bater o Inter de Minas no confronto direto pelo posto. A chave teve ainda Tupi, em primeiro, e Coimbra, em segundo.
A missão dos três jovens não será fácil já que além de se enfrentarem em jogos apenas de ida, terão pela frente os veteranos que já estiveram na elite mineira. Dois deles caíram em 2021: Boa Esporte e Coimbra. Já o Tupi desfilou na primeira divisão pela última vez em 2019. De lá para cá, acumulou descensos e tenta se reeguer nesta temporada.
As batalhas pelo desejado acesso ao Módulo II, um abaixo da elite, iniciarão neste sábado (25). Os primeiros times a entrarem em campo são Tupi e Novo Esporte. O confronto entre eles iniciará às 15h, no Municipal de Juíz de Fora. Uma hora depois, no Parque do Sabiá, o Essube receberá o Paracatu. A primeira rodada encerrará no domingo (26) com o Boa Esporte recebendo o Coimbra no Coleto de Paula, a partir das 10h30.
Leia mais