O judô brasileiro vai praticamente com força máxima para a última competição do Circuito Mundial no ano, o tradicional Grand Slam de Tóquio, entre 29 de novembro e 1º de dezembro. Nesta quinta-feira, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) divulgou a escalação da equipe, privilegiando, além dos titulares, os atletas com chance de fechar 2013 na zona de classificação olímpica.
Isso porque a seleção brasileira é definida por uma seletiva ao fim de cada ano. Mas os atletas que fecharem a temporada entre os 22 melhores do ranking no masculino ou nas 14 primeiras colocações no feminino garantem vaga na equipe para o ano seguinte sem precisar da seletiva.
Na categoria até 90kg, por exemplo, vão ao Japão Eduardo Santos (46º) e Eduardo Bettoni (49º), que podem aproveitar que a competição tem pontuação elevada para subir no ranking e se colocarem como reservas de Tiago Camilo. Machucado, o titular segue na seleção por ser medalhista olímpico.
Também buscam a vaga direta na seleção em 2014: Eric Takabatake (até 60kg), Marcelo Contini (até 73kg), Nathalia Brígida (até 48kg), Eleudis Valentim (até 52kg), Katherine Campos (até 57kg), Nádia Merli (até 70kg) e Rochele Nunes (+78kg).
"O ranking é muito dinâmico. Eu fiquei sem competir desde o Mundial e acabei caindo algumas posições. Então, vou para o Grand Slam para buscar pontos como faço em todas as competições. Logicamente, ter a oportunidade de ficar de fora da Seletiva, um processo muito duro pelo nível das atletas brasileiras, é uma motivação a mais. Com certeza, esse é um dos meus objetivos", disse Katherine.
Além de Tiago Camilo e Leandro Guilheiro, machucados, o Brasil também não terá atletas importantes como Mayra Aguiar, Luciano Correa, Bruno Mendonça e Victor Penalber, mas a CBJ não revelou o motivo das ausências. Mariana Silva e Leandro Cunha, que estiveram na última Olimpíada, não vão lutar em Tóquio e terão que disputar a seletiva para se manter na seleção.
Confira os convocados:
FEMININO:
Sarah Menezes (48kg, Expedito Falcão/PI), Nathália Brigida (48kg, Minas), Érika Miranda (52kg, Minas), Eleudis Valentim (52kg, Pinheiros), Rafaela Silva (57kg, Instituto Reação/RJ), Ketleyn Quadros (57kg, Minas), Mariana Barros (63kg, Palmeiras/Mogi), Katherine Campos (63kg, Flamengo), Maria Portela (70kg, Sogipa/RS), Nádia Merli (70kg, Pinheiros), Maria Suelen Altheman (+78kg, Associação de Judô Rogério Sampaio) e Rochele Nunes (+78kg, Sogipa).
MASCULINO
Felipe Kitadai (60kg, Sogipa), Eric Takabatake (60kg, Pinheiros), Charles Chibana (66kg, Pinheiros), Luiz Revite (66kg, Rogério Sampaio), Marcelo Contini (73kg, Pinheiros), Alex Pombo (73kg, Minas), Eduardo Santos (90kg, Sogipa), Eduardo Bettoni Silva (90kg, Minas), Renan Nunes (100kg, Sogipa), Rafael Buzacarini (100kg, São Caetano), Rafael Silva (+100kg, Pinheiros) e David Moura (+100kg, Kodokan Cuiabá).
http://www.estadao.com.br