(Daimler Press/divulgação)
O primeiro match-point, nos Estados Unidos, acabou desperdiçado, graças à estratégia acertada da Ferrari, que acabou premiando não seu candidato ao título Sebastian Vettel, mas o agora escudeiro Kimi Räikkönen. Neste fim de semana, no entanto, só mesmo uma catástrofe impedirá Lewis Hamilton de se tornar apenas o terceiro piloto a conquistar cinco títulos mundiais de Fórmula 1, juntando-se a Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher (que parou nos sete).
E como ano passado, o palco da festa tem tudo para ser o Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México, como em 2017. O britânico da Mercedes, no entanto, espera que o caminho rumo à confirmação do penta seja menos nervoso. Afinal, a prova do ano passado começou com um strike iniciado justamente na disputa entre os candidatos ao título, que se tocaram e perderam terreno no pelotão.
Hamilton teve um pneu furado (Vettel precisou trocar a asa dianteira de sua Ferrari) e, se o alemão voltou mais à frente, o britânico não tinha o mesmo rendimento. Lentamente conseguiu recuperar posições no pelotão intermediário para receber a bandeirada em nono o que, somado à quinta posição do rival – terminou em terceiro, mas acabou punido por um toque em Daniel Ricciardo, definiu o campeonato a seu favor.
Desta vez, o cenário é ainda mais favorável ao piloto nascido em Stevenage que, mesmo em caso de vitória do ferrarista, precisa apenas de uma sétima posição para adiar o desfecho para Interlagos. Caso Vettel não vença, Hamilton comemora até em caso de abandono.
"O México é um belo lugar, a pista é bastante interessante, mas não consegui o resultado que gostaria ano passado. Definitivamente quero vencer a corrida, não só pela questão do campeonato", admite o piloto da Mercedes, ganhador da prova em 2016. A conquista, aliás, pode ser dupla, já que também o time das Flechas de Prata tem a chance de garantir a taça entre os Construtores.
Como o asfalto é pouco abrasivo e o desgaste dos pneus bastante limitado, a Pirelli optou pelos três compostos mais macios – Hypersoft (logomarca cor de rosa); Ultrasoft (roxa) e Supersoft (vermelha). Ainda assim, uma parada para troca deve ser suficiente ao longo das 71 voltas. No ano que vem a fornecedora italiana limitará suas opções a três: duro (branco), médio (amarelo) e macio (vermelho).
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