Liga norte-americana começa nesta terça com recorde histórico de brasileiros

Felippe Drummond Neto - Hoje em Dia
27/10/2015 às 07:20.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:13
 (Arte)

(Arte)

Com direito a um recorde histórico de nove brasileiros inscritos, a temporada 2015/16 da NBA começa nesta terça (27) com três jogos – todos com a presença de jogadores brasucas.

Às 22h (de Brasília), o Atlanta Hawks, que nesta temporada contratou o brasileiro Tiago Splitter, recebe o Detroit Pistons, mesmo horário em que o Cleveland Cavaliers, do astro LeBron James e Anderson Varejão, encara o Chicago Bulls de Cristiano Felício. Já no início da madrugada desta quarta (28), às 0h30, o atual campeão Golden State Warriors, de Leandrinho, recebe o New Orleans Pelicans.

Além dos quatro que estarão em quadra neste primeiro dia, o Brasil também será representado por Marcelinho Huertas, do Los Angeles Lakers; Raulzinho, do Utah Jazz; Lucas Bebê e Bruno Caboclo, do Toronto Raptors; e Nenê Hilário, do Washington Wizards.

Com isso, ao todo, o Brasil já teve 19 jogadores na história disputando uma temporada da NBA. De quebra, o Brasil passa a ser o terceiro país com o maior número de jogadores na NBA, ficando atrás apenas de Canadá (13) e França (11).

Em relação à ultima temporada, as novidades são os armadores Marcelinho Huertas e Raulzinho, e o pivô Cristiano Felício. Detalhe para os dois últimos que são mineiros e foram revelados pelo Minas Tênis Clube. Natural de Pouso Alegre, Felício chega à Liga aos 23 anos, após ter tido uma ótima passagem pelo Flamengo. Com a mesma idade, o belo-horizontino Raulzinho jogou nos últimos quatro anos na Espanha, e estava no UCAM Murcia. Já o experiente Huertas, 32, que é o armador titular da Seleção Brasileira também estava na Espanha, onde jogava pelo Barcelona.

“Isto só prova a evolução do basquete brasileiro, o bom trabalho que vem sendo feito, mas ainda falta muita coisa para atingirmos um nível bom de desenvolvimento. Falta apoio, mais equipes, torneios. Mas temos que ver o lado positivo também, os jovens que estão começando terão em quem se espelhar com muitos atletas na NBA”, analisa Raulzinho.

Campeões

A importância não é apenas pelo número recorde. Nas duas últimas temporadas, os times que foram campeões da NBA tinham um brasileiro no elenco. Na temporada 2013/14, o pivô Tiago Splitter ajudou o San Antonio Spurs a conquistar o desejado troféu Larry O’Brien, e se tornou o primeiro jogador do país a ser campeão da liga norte-americana. Na última temporada, o armador Leandrinho repetiu o feito com o Golden State Warriors.

Estrelas

E a maior atração é a oportunidade de acompanhar os astros do basquete mundial, como Stephen Curry, do Golden State Warriors; LeBron James, do Cleveland Cavaliers; James Harden, do Houston Rockets; Anthony Davis, do New Orleans Pelicans; Kevin Durant, do Oklahoma City Thunder; Carmelo Anthony, do Ne

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por