As principais ligas do futebol europeu pediram à Fifa que não tome uma "decisão apressada" de mudar as datas inicialmente previstas para a Copa do Mundo de 2022, no Catar. A entidade estuda a possibilidade de não realizar o torneio no meio do ano, após o fim da temporada europeia, como costumeiramente acontece, por causa do calor extremo que atinge esta região do planeta nesta mesma época.
As Ligas Europeias de Futebol Profissional enfatizaram que "uma decisão tão importante não pode ser apressada com prazos artificiais".
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, afirmou que o comitê executivo da entidade deverá decidir sobre o assunto em 4 de outubro, e o dirigente já indicou que a competição deverá ocorrer em um diferente período do ano por causa do escaldante verão do Catar.
Blatter, porém, prometer consultar as ligas, os clubes, as federações nacionais e as organizações de jogadores de futebol antes de a Fifa definir quando será disputada a Copa de 2022. Se a competição fosse marcada para ocorrer entre os meses de novembro e dezembro, por exemplo, a Fifa causaria a suspensão de jogos das principais liga europeias durante semanas.
http://www.estadao.com.br