Livro sobre defesa inesquecível será lançado no 'Dia de São Victor'

Frederico Ribeiro
fmachado@hojeemdia.com.br
04/05/2016 às 15:47.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:16
 (Carlos Roberto)

(Carlos Roberto)

O som do apito do árbitro Patrício Polic paralisou sete milhões de corações. A torcida do Atlético segurou a respiração e só a soltou depois que o goleiro Victor impediu o gol de Riascos, que eliminaria o Galo da Libertadores de 2013. Era a predestinação do título inédito. O lance transformou o camisa 1 em “santo”. Para celebrar o terceiro ano daquela façanha, um trio de torcedores alvinegros lançará um livro só sobre a defesa.

A publicação intitulada “Milagre do Horto” é uma coletânea de 40 depoimentos, dentre jornalistas, torcedores, dirigentes, jogadores e ex-atletas, além, é claro, do autor da defesa mais importante da história do clube. A obra é organizada pelo jornalista Frederico Jota, com o ilustrador André Fidusi e o publicitário Fernando Gregori.

“Nós coletamos esse material durante pouco mais de um ano, desde o fim de 2014. Foram 40 pessoas ao todo. Não posso soltar todos os nomes, para não perder a graça, mas o Victor está presente, que é fundamental”, explica o jornalista.

O lançamento está marcado para o dia 30 de maio, aniversário do jogo entre Atlético e Tijuana, data que virou o “Dia de São Victor” pela torcida alvinegra. Até mesmo o preço do livro remete àquela noite eterna na história atleticana: R$ 47,57 – números que o cronômetro da partida marcava quando a chuteira esquerda de Victor salvou o Galo da eliminação.

“A ideia é mostrar como importante e significativa foi a defesa do Victor. Decidimos estabelecer o preço exatamente no minuto e no segundo que o lance aconteceu. Não sei ainda o número exato de páginas, mas são mais de 100, tranquilamente”, pontua Jota.

Até o lançamento, as redes sociais do projeto revelarão alguns depoimentos presentes no livro. Recentemente, os organizadores publicaram frases de Reinaldo, maior artilheiro da história do Atlético, e também do goleiro Taffarel.

“No momento em que o pênalti foi marcado, senti o mesmo gosto amargo da final de 1977”, diz o Rei, lembrando a decisão do Campeonato Brasileiro, entre Atlético e São Paulo, perdida pela equipe mineira nos pênaltis, quando o ex-atacante, artilheiro absoluto do torneio, esteve ausente cumprindo suspensão.

Sem lucros
Os rendimentos obtidos na venda do livro serão destinados a instituições de caridade não governamentais. As entidades beneficiadas serão escolhidas pelo próprio goleiro Victor.

“Todos os autores abriram mão dos direitos, da participação, do lucro, para doar os valores. O livro está 100% pronto, editado e impresso. Textos, fotos e ilustrações selecionados. Ainda falta definir alguns detalhes, mas no dia 30 haverá o lançamento”, finaliza o idealizador.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por