Vanderlei Luxemburgo minimizou as dificuldades enfrentadas pelo Grêmio na noite de quarta-feira e elogiou o desempenho dos seus jogadores na vitória por 2 a 1 sobre o Barcelona, do Equador, no Olímpico. O resultado, conquistado somente aos 45 minutos da segunda etapa, garantiu o time nas quartas de final da Copa Sul-Americana.
"Sul-Americana é complicado. As pessoas querem que ganhe de 10 a 0. É uma competição diferente. A movimentação da bola é diferente, o árbitro é diferente, o comportamento dos jogadores", argumentou o treinador.
Para Luxemburgo, o time teve mérito ao não sucumbir ao nervosismo, após sair atrás no placar, e manter o ritmo até os instantes finais da partida. "Nós tivemos calma para manter o equilíbrio. Jogamos um jogo bem jogado, com tranquilidade. Foi uma classificação difícil, mas a equipe jogou bem", ponderou.
O técnico, contudo, não escondeu a preocupação com a maratona de jogos do time nesta fim de ano. A fase eliminatória da Sul-Americana vai coincidir com a reta final do Brasileirão, onde o Grêmio ainda tenta confirmar sua vaga na Copa Libertadores.
"Nós vamos ter que fazer um trabalho bom. Vamos ter que ter a capacidade profissional, toda a comissão técnica, de equilibrar para ter uma perda um pouco menor. Nós vamos ter um prejuízo", afirmou, já projetando a rodada do fim de semana, contra o Bahia, em Salvador. "Vamos fazer uma logística para sair do jogo do Bahia e vir direto para cá. Logística ajuda bastante".
http://www.estadao.com.br