Maceió: a cidade que é uma joia rara do Nordeste

Paulo Leonardo - Hoje em Dia
13/03/2013 às 07:13.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:50
 (Setur-AL)

(Setur-AL)

Quem chega a Maceió, principalmente se for a primeira vez, já tem de cara um passeio considerado obrigatório: as piscinas naturais (lá chamadas de “galés”) da praia da Pajuçara, na orla central.

Caminhar pela orla de Maceió, especialmente na área mais nobre (que, ao contrário daqui de BH, é a norte), é bastante prazeroso. Mesmo que o calor beire ao insensato, como nestas últimas semanas do verão, temos a benfazeja brisa marinha, que ameniza a sensação térmica.

Na orla da Pajuçara, aproveite para fazer um passeio que acontece há décadas e que, até hoje, é um dos mais procurados pelos turistas: ir de jangada até as piscinas naturais.

No pôr do sol

Uma novidade dos últimos anos é levar os visitantes para assistir ao pôr-do-sol lá do mar mesmo, nas piscinas naturais. Se não é o paraíso, é a visão mais próxima que podemos ter dele, pelo menos ali, naquele momento.

A jangada segue incansável rumo à barreira de recifes, até chegar às piscinas naturais. Nas piscinas, fica parada por um tempo que pode ir de meia-hora a quase uma hora, dependendo da maré. Se a natureza deixar e você tiver sorte, vai conseguir permanecer por lá até as 17 horas, 17h30, e ver o sol se pôr no horizonte, numa visão inesquecível.

As piscinas naturais ficam a cerca de 2 quilômetros da orla de Pajuçara. O passeio custa, em média, R$ 15, com uma hora de duração, ida e volta, podendo variar de acordo com a maré.

Fartura de praias

Maceió não se resume à Pajuçara. Ela já vale a visita, mas você pode aproveitar muito mais da capital das Alagoas. Qual é a sua praia? Na Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, toma-se água-de coco gelada e saboreia-se a tradicional tapioca (iguaria à base de farinha de mandioca e coco ralado).

Na Jatiúca, onde se encontra o mais tradicional hotel da cidade (o Jatiúca Resort), o mar se divide: parte é de águas serenas; outra, tem ondas, nas quais os mais jovens deslizam em suas pranchas. Nos fins de tarde, é ponto de encontro da galera, para aquele suco natural geladinho, feito na hora, ou a cerveja estupidamente gelada à beira mar. Ou mesmo para uma roda de capoeira, muito comum por ali também.

Hotéis na zona norte

Os principais hotéis estão na orla da zona norte: o Jatiúca, o Ritz Lagoa da Anta, o Maceió Atlantic Suítes e, quase na saída do município, o Salinas de Maceió Beach Resort e o Venta Club Pratagy.
Na orla mais central, mas próxima à zona nobre, está o luxuoso Radisson e o honesto Brisa Tower.

Saiba mais sobre esta encantadora cidade do Nordeste na http://hojeemdiardp2.digitalpages.com.br/html/shelf/93

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por