MUDANÇAS

CBF confirma uso de impedimento semiautomático no Brasileirão de 2026

Tecnologia será implantada a partir da primeira rodada da Série A; medida faz parte do plano de modernização da arbitragem brasileira

Do HOJE EM DIA
esportes@hojeemdia.com.br
Publicado em 10/11/2025 às 18:46.
Presidente da CBF, Samir Xaud fez a fala de abertura do evento (Créditos: Staff Images / CBF)

Presidente da CBF, Samir Xaud fez a fala de abertura do evento (Créditos: Staff Images / CBF)

O presidente da CBF, Samir Xaud, anunciou nesta segunda-feira (10) que o impedimento semiautomático será implantado no Campeonato Brasileiro da Série A a partir da temporada de 2026. O anúncio ocorreu durante a reunião de abertura do Grupo de Trabalho (GT) da Arbitragem, que contará com representantes de clubes, federações e especialistas nacionais e internacionais.

Segundo Xaud, o uso da nova tecnologia representa mais um passo no processo de modernização da arbitragem brasileira. “Nosso olhar é para o futuro. Essa nova gestão está investindo pesado em tecnologia. O sistema de VAR que utilizamos hoje já é um dos mais modernos do mundo. Mas queremos mais. A partir de 28 de janeiro, na abertura do Campeonato Brasileiro, o impedimento semi-automático será implementado”, afirmou o dirigente. A empresa responsável será a Genius Sports, parceira da FIFA e de ligas como a inglesa e a argentina.

Durante o encontro, Xaud destacou que o respeito às decisões da equipe de arbitragem é essencial para o bom andamento das competições. O presidente também reforçou o compromisso da entidade em fortalecer a categoria. “A CBF está de portas abertas para construir, junto com vocês, uma arbitragem mais forte, mais respeitada e mais preparada para os desafios do futebol moderno”, disse.

O GT, presidido por Netto Góes, vice-presidente da Federação Amapaense de Futebol, terá 60 dias para elaborar diretrizes voltadas à profissionalização e à adoção de novas tecnologias. “É interessante a participação dos clubes da Série A, Série B e das federações para um debate muito plural. É ideal que a gente consiga definir pilares de atuação e metas, e que até o fim da temporada tenhamos planos de ações executivos para entregar à gestão”, explicou Góes.

O evento contou com a presença de representantes de 23 clubes e 16 federações estaduais. Entre os convidados internacionais, o ex-assistente da Premier League Harry Lennard, diretor da Genius Sports, apresentou o funcionamento do sistema de impedimento semiautomático. “A maior vantagem é restaurar o fluxo natural da informação. Nosso sistema tenta dar decisões mais rápidas, mais confiáveis e com mais credibilidade”, explicou. Também participaram Enrique Cáceres, da Conmebol, e o ex-árbitro Néstor Pitana, integrante do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais da CBF.

Leia mais

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por