André/George perde para dupla cubana, mas segue na briga. Evandro e Arthur encaram segunda partida nesta quarta-feira (31)
(Luisa Moraes/COB)
As duas duplas femininas de vôlei de praia do Brasil avançaram para a fase mata-mata dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Carol Solberg/Barbara Seixas e Ana Patrícia/Duda Lisboa venceram suas partidas nesta terça-feira, 30, e estão matematicamente garantidas nas oitavas de final.
No Estádio Torre Eiffel, na Champ de Mars, Carol e Bárbara enfrentaram as lituanas Paulikiene e Raupelyte, e venceram por 2 sets a 0 (parciais de 21/13 e 21/14) pela segunda rodada da fase de grupos.
“Todo calor que a gente estava esperando em Paris chegou. Mas nós somos brasileiras, estamos mais acostumadas e preparadas. A gente percebeu que elas estavam sentindo cansaço por causa do calor, e aproveitou para acelerar o jogo em momentos que estava bem. Deu certo, e a gente conseguiu uma vitória muito importante”, disse Bárbara.
Agora, elas buscam a primeira colocação no grupo. Raisa Schoon e Katjia Stam, da Holanda, são as últimas adversárias na fase de classificação, na próxima sexta-feira (2), às 12h (horário de Brasília).
"O jogo contra a dupla da Holanda é sempre muito duro, bem parelho. Elas sacam muito bem, não desistem nunca. Agora é se preparar com tudo para buscar esse primeiro lugar na chave. Esse jogo vale muito para a gente, todos jogos são muito importantes nos Jogos Olímpicos e vamos com tudo para cima", analisou Carol.
A estreia da dupla brasileira havia sido contra as japonesas Akiko e Ishii, no último domingo (28), com vitória também por 2 a 0.
Já Duda/Ana Patrícia venceu Abdelhady/Elghobashy, do Egito, em sua primeira partida em Paris (2x0). Nesta terça, nova vitória sobre as espanholas Liliana/Paula, por 2 sets a 0, com parciais de 21/12 e 21/13.
Elas encerram a participação na fase classificatória nesta quinta-feira (1), em partida contra as italianas Gottardi e Menegatti, às 15h (horário de Brasília).
"(Vencer) é sempre importante para os cruzamentos futuros, ainda que eu acredite que nas Olimpíadas isso muda muito, porque as chaves nem sempre acabam do jeito que achamos. É importante olhar pra nossa caminhada, pra nós é importante se classificar em primeiro. Temos mais um jogo ainda. É jogo a jogo, e a gente fica feliz a cada passo. Vamos curtir esse momento e pensar na próxima. Independentemente da forma que sairmos da chave, vamos ter que continuar fazendo nosso melhor", analisou Ana Patrícia.
Ainda nesta terça-feira, André e George entraram em quadra contra os cubanos Diaz e Alayo, em uma reedição da final dos Jogos Pan-americanos 2023, vencido pela dupla brasileira. Na fase classificatória em Paris, entretanto, melhor para Cuba, que conseguiu a vitória em dois sets, com parciais de 21/13 e 21/18. Com um triunfo e uma derrota na chave, os brasileiros terão pela frente Partain/Benesh, dos Estados Unidos, na quinta-feira (1), às 10h.
Evandro e Arthur Lanci estrearam contra a dupla austríaca Horl/Horst, vencendo por 2 a 0, e voltam a jogar nesta quarta-feira (31). O confronto contra os canadenses Schachter e Dearing está marcado para às 20h.
Os dois primeiros times de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados avançam diretamente para as oitavas. Os outros times que ficarem no terceiro lugar disputam a repescagem.
Leia mais