Mano assume comando do Cruzeiro após período de capacitação na Europa

Alberto Ribeiro - Hoje em Dia
03/09/2015 às 08:06.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:37
 (Rafael Ribeiro/Divulgação CBF – 05/09/2012)

(Rafael Ribeiro/Divulgação CBF – 05/09/2012)

Mano Menezes já conta as horas. A partir de amanhã, o novo técnico do Cruzeiro inicia a nova caminhada na Toca da Raposa II. E ele sabe que terá um trabalho árduo pela frente. O principal desafio é tirar o time estrelado da delicada situação no Campeonato Brasileiro. Nada, contudo, que seja novidade na carreira do treinador de 53 anos.

Foi ele o responsável por conduzir um trabalho de reformulação no Grêmio, em 2005, e no Corinthians, em 2008. No Tricolor, além de recolocar o time na Série A, Mano conduziu os gaúchos a um bicampeonato estadual e à final da Copa Libertadores, em 2007. Em São Paulo, ele também levou o Timão de volta à elite do futebol nacional e ainda sagrou-se campeão do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil, em 2009.

Qualificação

No Cruzeiro, o treinador tentará colocar em prática os novos métodos de trabalho aprendidos na Europa. Recentemente, Mano esteve na cidade de Fátima, em Portugal, para participar de um curso especialmente promovido pela Uefa para a formação de técnicos.

Entre os grandes nomes que já receberam essa qualificação estão o português José Mourinho (Porto, Inter de Milão, Chelsea e Real Madrid) e Arsène Wenger (Arsenal), além de Alex Ferguson, um dos maiores ídolos do Manchester United.

Durante o curso, Mano aprendeu a melhorar a gestão de um elenco e as táticas utilizadas de acordo com os atletas que estão à disposição. O assistente técnico Sidnei Lobo e o preparador físico Eduardo Silva também participaram da especialização – na passagem pelo Velho Continente, os dois aproveitaram para visitar o Real Madrid e o Barcelona, para entender os mecanismos utilizados nas comissões dos gigantes europeus.

Com contrato até o fim de 2017, Mano, cuja principal missão é afastar o time da Série B, também já planeja os objetivos da Raposa para as próximas temporadas. Ao lado do atual vice-presidente de futebol, Bruno Vicintin, novo homem forte do clube estrelado, ele será o responsável em catalogar os atletas que pretende trabalhar em 2016.

A apresentação de Mano Menezes como novo treinador do Cruzeiro será após o primeiro treino comandado por ele no clube, marcado para às 10h de amanhã.

Atualizada às 16h08

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por