Marta volta a representar o Brasil em premiação da Fifa

Gazeta Press
12/01/2015 às 10:09.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:38
 (CBF)

(CBF)

Marta será mais uma vez a representante isolada do futebol brasileiro na festa em que a Fifa apontará os melhores do mundo em 2014, nesta segunda-feira (12), em Zurique. Vencedora do prêmio em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, a alagoana de 28 anos terá a alemã Nadine Kessler e a norte-americana Abby Wambach como concorrentes desta vez.

Defendendo o Rosengard, da Suécia, Marta “ainda se mostra capaz de marcar gols maravilhosos” e “está provando que a durabilidade é outro dos seus atributos”, de acordo com a Fifa. A meia-atacante, de fato, continua a se destacar como referência da Seleção Brasileira feminina, hoje comandada por Vadão.

Abby Wambach, no entanto, é ainda mais experiente do que Marta. A jogadora dos Estados Unidos tem 34 anos, atua no Western New York Flesh e tornou-se um dos símbolos do futebol feminino em seu país, principalmente por ostentar um bicampeonato olímpico (2004 e 2012) no currículo. Foi em 2012 que ela venceu pela única vez a eleição de melhor do mundo da Fifa, deixando Marta na segunda colocação. No ano passado, só ficou atrás da goleira alemã Nadine Angerer.

Nadine Kessler será quem tentará manter a honraria da Fifa com a Alemanha neste início de semana. Aos 26 anos, ela joga pelo Wolfsburg, de seu país, e já conquistou o prêmio da Uefa de melhor jogadora do futebol europeu em 2014. Em maio, foi campeã da Liga dos Campeões sobre o sueco Tyreso, clube em que Marta estava.

Entre os três técnicos de futebol feminino que disputam o prêmio da Fifa, aparecem mais dois alemães: Ralf Kellerman, também do Wolfsburg, e Maren Meinert, da seleção da Alemanha. O japonês Norio Sasaki, à frente do time nacional do seu país, completa a relação de finalistas.

Do lado masculino, a Fifa deixará o título de melhor técnico do mundo em 2014 entre o italiano Carlo Ancelotti, campeão mundial com o Real Madrid, o alemão Joachim Low, campeão do mundo com a Alemanha, e o argentino Diego Simeone, campeão espanhol com o Atlético de Madri.

Além da aguardada entrega da Bola de Ouro (disputada pelo português Cristiano Ronaldo, pelo argentino Lionel Messi e pelo alemão Manuel Neuer), a Fifa ainda anunciará qual foi o mais belo gol do ano passado. O Prêmio Puskas, que Neymar ganhou em 2011, conta com dois lances executados na Copa do Mundo do Brasil como concorrentes – protagonizados pelo colombiano James Rodríguez e pelo holandês Robin van Persie. E uma mulher também briga pelo troféu, a irlandesa Stephanie Roche.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por